Details

Análise, projeto e implementação de reatores eletrônicos para acionamento de lâmpadas de alta intensidade em descarga "AID", controlados por circuitos de lógica reconfigurável "FPGA"

by Fontoura, Kleber Lopes

Abstract (Summary)
Os dispositivos lógicos programáveis surgiram há cerca de quinze anos e hoje são utilizados em áreas como Telecomunicações, Instrumentação e mais recentemente em Eletrônica de Potência. Este trabalho apresenta a aplicação de um dispositivo FPGA no controle de um circuito ballast eletrônico para acionamento de lâmpadas de alta intensidade de descarga (AID). Os reatores eletrônicos apresentam sensíveis melhorias com relação aos reatores eletromagnéticos por apresentarem menor peso e volume e também por garantirem uma maior vida útil às lâmpadas. Para testar e verificar a estratégia de controle proposta, dois protótipos foram construídos para alimentar lâmpadas AID de vapor de sódio e de vapor metálico de 70W, 150W e 250W. Além das vantagens citadas anteriormente, entre os resultados apresentados pelo protótipo destaca-se a notável redução no tempo para se atingir o brilho máximo da lâmpada com relação aos reatores magnéticos.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Ernane Antônio Alves Coelho; Joao Batista Vieira Junior; Luiz Carlos de Freitas; Valdeir José de Farias; Joao Onofre Pereira Pinto; Luís Henrique Barreto

School:Universidade Federal de Uberlândia

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Lâmpadas HID Controle digital ENGENHARIA ELETRICA

ISBN:

Date of Publication:05/28/2007

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.