Details

Doença periodontal como fator de risco coronariano São José do Rio Preto: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, 2006.

by Accarini, Renata

Abstract (Summary)
Ainda permanecem controvérsias quanto à ligação causal e mecanismos fisiopatológicos que expliquem a associação entre Doença Periodontal e Doenças Cardiovasculares. Objetivo: Detectar a existência de associação entre doença periodontal ativa (DP) e ocorrência de Síndromes Coronárias Agudas (SCA). Casuística e Método: Foram avaliados 361 pacientes (57,3% do sexo masculino), com idades variando de 27 a 89 (média DP=60,5 12,2 anos) internados na Unidade de Tratamento Intensivo de um Hospital de Ensino com quadro clínico e complementar de SCA. Todos foram submetidos a exame periodontal completo, no próprio ambiente da UTI sendo que 325 (90,0%) realizaram cinecoronariografia para confirmação diagnóstica e/ou programação de conduta terapêutica. O exame periodontal consistiu na avaliação de todos os dentes presentes na cavidade oral e dos seguintes parâmetros: profundidade clínica de sondagem, nível de inserção clinica, índice de placa e índice gengival. Resultados: Dos 325 pacientes, 91 (28,0%) apresentavam artérias coronárias isentas de obstrução ou com obstruções discretas (<= 50% de perda de diâmetro), havendo obstruções importantes nos 72,0% restantes. O teste exato de Fisher mostrou valor de P de 0,0245 e ODDS Ratio de 2,571 (IC 95% 1,192 a 5,547), ou seja, documentou-se cerca de 2,5 vezes mais possibilidade de presença de DP ativa no grupo com SCA e coronariopatia obstrutiva significante. Conclusão: Constatou-se associação significante entre presença de doença periodontal ativa e doença coronária obstrutiva de grau importante em pacientes com Síndrome Coronária Aguda, reforçando a importância da prevenção e tratamento adequado da doença periodontal, que deve ser considerada como fator de risco potencial na etiologia e na instabilização da placa aterosclerótica.
Bibliographical Information:

Advisor:Moacir Fernandes de Godoy

School:Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:ciências da saúde arteriosclerose coronária coronariopatia inflamação cardiologia fatores de risco periodontal disease atherosclerosis inflammation fisk factor obstructive coronary artery arteriosclerosis inflamación cardiology factores riesgo risk factors

ISBN:

Date of Publication:10/16/2006

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.