Details

Alterações no desenvolvimento de Lactuca sativa L. eDalbergia miscolobium Benth. produzidas por extratos defolhas de Brachiaria decumbens Stapf. e Melinis minutifloraBeauv.

by Bonfim, Daniela Cristina

Abstract (Summary)
O presente estudo teve por objetivo avaliar in vitro qual o tipo deinterferência é produzido pela adição de extratos de folhas de Brachiaria decumbensStapf e Melinis minutiflora Beauv (espécies exóticas, invasoras do cerrado), coletadasna estação chuvosa e na estação seca sobre a germinação e o desenvolvimento inicial deLactuca sativa L. (espécie bioindicadora) e Dalbergia miscolobium Benth. (espécienativa do cerrado). Foi verificado também que o pH e o potencial osmótico dos extratosde B. decumbens e M. minutiflora não causaram interferência nos índices de germinaçãodas sementes. A germinação de D. miscolobium não foi afetada pelos extratos foliaresobtidos de material coletados nas estações seca e chuvosa. A velocidade de germinaçãofoi mais sensível à ação dos extratos do que a porcentagem de germinação de L. sativa.O comprimento total das plântulas foi reduzido em praticamente todos os tratamentosquando, comparados ao grupo controle, contudo, diferenças estatisticamentesignificativas foram observadas apenas na parte aérea das plântulas de L. sativa tratadascom extratos de folhas de B. decumbens coletadas na estação seca. Houve estímulo docrescimento radicular de L. sativa quando extrato de folhas de M. minutiflora colhidasna estação seca foi adicionado ao meio. Para as plântulas de D. miscolobium o extratode folhas de B. decumbens colhidas na estação seca reduziu o comprimento da parteaérea e da raiz, sendo o mesmo fato observado com o uso de extrato de M. minutiflorada estação chuvosa. Estudos anatômicos de tecidos meristemáticos das raízes de D.miscolobium e L. sativa evidenciaram que os extratos de B. decumbens e M. minutifloraprovocaram danos às células das raízes destas plântulas em diferentes intensidades, masas células das raízes de D. miscolobium, exibiram alterações mais acentuadas.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Maria Inês Salgueiro Lima

School:Universidade Federal de São Carlos

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:alelopatia gramíneas invasoras dalbergia miscolobium cerrado allelopathic effects growing germination percentage ecologia

ISBN:

Date of Publication:06/13/2007

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.