Details

A modalização enunciativa no discurso do Professor em sala de aula: Uma análise dessa prática nas 8ªs séries do ensino fundamental

by de Souza, Adilson Ferreira

Abstract (Summary)
O objetivo deste trabalho foi refletir sobre a modalização enunciativa no discurso do professor de língua portuguesa em turmas de 8ª série de escola pública e privada. Nós fizemos uma análise da modalização em situação de sala de aula. Charaudeau (1992) propõe três tipos de atos enunciativos. Os atos denotam os diferentes modos de que o locutor se serve para exprimir sua relação com o interlocutor, o dito e o mundo. Para colocar em evidência essas relações, fizemos um estudo através da Teoria Semiolingüística de Patrick Charaudeau, particularmente no que se refere à organização enunciativa no domínio educativo. Para atender este objetivo, buscamos mostrar o papel da modalização e os comportamentos enunciativos na linguagem didática, as relações de poder expressas pelos discursos em sala de aula, centrados na figura do professor.
This document abstract is also available in French.
Bibliographical Information:

Advisor:Wander Emediato de Souza; Ida Lucia Machado; Maria de Lourdes Meirelles Matêncio; Glaucia Muniz Proenca Lara

School:Universidade Federal de Minas Gerais

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Análise do discurso Teses. de interação em educação Professores e alunos Ambiente sala aula Interação professor-alunos.

ISBN:

Date of Publication:03/25/2008

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.