Details

História e representações sociais: o Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais "Julieta Diniz" ? CEMEPE na visão dos educadores da rede municipal de ensino de Uberlândia: (1991-2000)

by Leão, Eliana

Abstract (Summary)
Este trabalho pretende reconstruir a trajetória histórica do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais ? CEMEPE, no período 1991 a 2000. Trata-se de um espaço oficial instituído no ano de 1991 com a finalidade de contribuir e promover a qualificação em serviço dos profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino de Uberlândia (Minas Gerais) ? RME/UDI. Para tanto, foi utilizada uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa baseada na revisão de literatura, na análise documental e no estudo e análise dasrepresentações de um total de 13 educadores que participaram como gestores, servidores técnico-administrativos, coordenadores de projetos de qualificação profissional de professores em serviço ou freqüentadores ao longo desse período, buscando apreender e analisar, entreoutros aspectos, o impacto e reflexo das ações do CEMEPE entre os próprios educadores nas suas unidades escolares. Dentre as conclusões encontradas, destaca-se a identificação da influência do sentido/significado atribuído à formação humana ao longo da história do mundo ocidental como princípio norteador das políticas educacionais instituídas para a formação de professores no Brasil durante o século XX, significado este, em grande parte entrelaçado ideologicamente aos valores e necessidades de desenvolvimento da sociedade capitalista. Nesse contexto, a fundação e operação do CEMEPE no período 1991-2000, além de refletir o impacto dos discursos e das políticas advindas do "macro-sistema" associadas à formação de professores refletiram, também, a divisão do trabalho instituído em grupos com interesses político-pedagógicos e representações coletivas diferenciadas no interior da RME/UDI. Ao examinar as representações dos educadores observa-se que estas confluíram, entre outros aspectos para: a) o reconhecimento geral da importância do CEMEPE, apesar de seremidentificadas visões diferenciadas e contraditórias a respeito do seu papel, das políticas de gestão implementadas e do impacto de suas ações nas escolas; b) a percepção de que esse espaço institucional firmou sua imagem calcada principalmente em modelos de gestão hierarquizados e centralizadores que se mantiveram distanciados das escolas, uma vez que suas ações não partiram, em termos gerais, de reflexões pautadas na efetivação de planos de trabalho elaborados junto com esses mesmos educadores. Isso, somado ao fato de que as ações do CEMEPE ao longo do período pesquisado, tornaram-se, por vezes, repetitivas elineares, configurando-se como atividades pontuais, fragmentadas e de pouco aprofundamento teórico, associado à análise da complexidade da realidade escolar.
Bibliographical Information:

Advisor:Sandra Cristina Fagundes de Lima; Jefferson Ildefonso da Silva; Décio Gatti Júnior

School:Universidade Federal de Uberlândia

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:educacao formação humana continuada de professores representações coletivas human formation continuous of teachers collective representations uberlândia mg profissional

ISBN:

Date of Publication:10/30/2005

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.