Details

Características clínicas e epidemiológicas dos agravos por causas externas entre menores de 19 anos em serviço de atendimento de urgência de Barbacena.

by Moreira Rocha, Maria Christina

Abstract (Summary)
Objetivo: Determinar a freqüência dos agravos por causas externas entre crianças e adolescentes, menores de 19 anos, atendidos em um hospital de referência, residentes em Barbacena no ano de 2006. Método: Estudo de corte transversal. As informações sobre morbidade foram coletadas em prontuários e fichas ambulatoriais dos pacientes vítimas de causas externas, atendidos no serviço de urgência da Santa Casa. Foi realizada visita domiciliar com aplicação de questionários que abordava as variáveis de sexo, idade, escolaridade, região de residência, tipo, local e horário da ocorrência; tipo de lesão, região docorpo acometida, e gravidade; e a conseqüência do atendimento, para confirmação dos dados coletados nos prontuários. Resultados: Foram estudados 647 menores de 19 anos, sendo que 80,7% deles receberam alta após o atendimento. Os grupos de causas mais atendidos foram: outras causas externas de traumatismo acidentais (71,9%) destacando-se as quedas, contato com objetos cortantes, mordeduras por cães, queimaduras; acidentes de transporte, quecorrespondem a 21,2%; e agressões (6,9%). A porcentagem foi maior em homens do que em mulheres. O local de maior ocorrência foi nas residências, aos fins de semanas e a tarde. Os tipos mais comuns de lesões foram: traumatismo superficial, ferimentos, luxações e fraturas.Conclusão: O levantamento de dados relevantes por estudos de causas externas é importante para que autoridades e gestores do setor de saúde e suas interfaces possam se basear a fim de desenvolverem políticas e ações para controle e prevenção de acidentes e violências. Amelhoria dos sistemas de registro que tragam informações evidentes é importante para o reconhecimento dos indivíduos vulneráveis às principais causas externas segundo a faixa etária, identificando assim a fração da população que vive em situação de risco. Para atingiresse objetivo, as pesquisas devem ser mais amplas, abrangendo desde indivíduos com lesões leves até óbitos.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Alexandre Rodrigues Ferreira; Marcelo Militão Abrantes; Antonio Tarcisio de Oliveira Lemos

School:Universidade Federal de Minas Gerais

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Pediatria Teses. Dissertação da Faculdade de Medicina UFMG. Ferimentos e lesões DeCS Acidentes Prevenção acidentes

ISBN:

Date of Publication:07/09/2008

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.