Details

Evapotranspiração e coeficiente de cultivo de maracujazeiros determinados pelo método do balanço de radiação e lisimetria de pesagem hidráulica.

by Araújo da, Tonny José

Abstract (Summary)
Este trabalho foi realizado na área experimental de irrigação, na Fazenda Areão do Departamento de Engenharia Rural da Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz? - ESALQ/USP (Piracicaba-SP). Transplantaram-se mudas de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg), cv. IAC 275, com 83 dias após a germinação, para duas parcelas experimentais com espaldeiras na direção Norte-Sul e Leste-Oeste. O método da razão de Bowen foi utilizado na determinação dos fluxos de calor sensível e latente. Foram coletados dados de saldo de radiação, fluxo de calor no solo, gradientes de temperatura e pressão de vapor com objetivo de avaliar a partição da energia disponível e a evapotranspiração em cultivo de maracujazeiros. Em teste de laboratório e campo, avaliaou-se o desempenho das células de carga hidráulica, através de calibrações simultâneas em comparação as células eletrônicas, e por fim, verificou-se o funcionamento de um transdutor de pressão eletrônico acoplado às células para automação dos dados. Na determinação do consumo de água pelas plantas, utilizaram-se quatro lisímetros de pesagem hidráulica, iguais, sendo dois por parcela. Nos lisímetros de pesagem hidráulica o consumo medido, em litros planta-1 dia-1, foi ajustado de acordo com a área foliar da planta instalada, para hipoteticamente uniformizar o desenvolvimento vegetativo, permitindo assim, compará-las entre si. O saldo de radiação não foi influenciado pelo sistema de plantio, sendo equivalente a 60% da radiação global. O componente de maior contribuição no balanço de radiação foi o calor latente de evaporação. O fluxo de calor sensível teve valores mais significativos imediatamente após as chuvas ou irrigações. A utilização do modelo de análise e exclusão de intervalos em que o método de Razão de Bowen falha, melhora a estimativa da evapotranspiração. O arranjo das células de carga em forma de triangulo eqüilátero promoveu boa estabilidade e distribuição equilibrada de forças. O estabelecimento do volume ideal de fluído proporcionou calibrações lineares e consequentemente, melhor desempenho dos lisímetros. As correlações entre os valores de variação de massa observadas no piezômetro, célula eletrônica e transdutor de pressão apresentaram relação linear com alto coeficiente de determinação. A lâmina acumulada até o 450 DAP representativa para a parcela Norte-Sul foi de 1171 mm, superior a 1083 mm acumulado na parcela Leste-Oeste. Os valores extremos de consumo foram em média 5 L planta-1 dia-1, durante o outono e inverno, e 8 L planta-1 dia-1, no Verão. Não houve diferença significativa para a ETc das parcelas nos meses de menor disponibilidade energética. Foram determinados coeficientes de cultivo de 0,6 para a fase de crescimento vegetativo apical, 0,9 para a fase de crescimento vegetativo lateral, 1,2 para a fase de floração e frutificação, 1,0 para a fase de maturação dos frutos, 0,8 para a fase pósmaturação dos frutos.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Marcos Vinicius Folegatti; Flavio Bussmeyer Arruda; Tarlei Arriel Botrel; Antonio Roberto Pereira; Claudinei Fonseca Souza; Marcos Vinicius Folegatti

School:Universidade de São Paulo

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords: evapotranspiração fenologia irrigação maracujá recursos hídricos

ISBN:

Date of Publication:06/14/2005

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.