Details

Atenuação do vírus vacinal do sarampo: Infecção sub-ótima do tecido linfático e alteração do tropismo

by Condack, Cristian Eduardo

Abstract (Summary)
Os mecanismos de atenuação do vírus vacinal do sarampo ainda não foram suficientemente caracterizados. Uma vez que a linhagem vacinal consegue penetrar as células através do receptor CD46 além do receptor primário do vírus do sarampo CD150 / SLAM (molécula de ativação e de sinalização linfocitária) nós nos perguntamos se (ecomo) o seu tropismo está alterado. Em tecido amigdaliano humano, a linhagem vacinal infecta linfócitos T virgens (CD45RA+ CD62L+), que expressam SLAM em pequena quantidade, com muito mais eficiência que as linhagens selvagens. Por outro lado, a linhagem vacinal infecta significativamente menos linfócitos B, macrófagos e células NKque as linhagens selvagens. Os níveis de infecção das linhagens selvagens se correlacionam com a freqüência de expressão da SLAM, sendo mais elevados nos linfócitos B, que apresentam níveis de infecção entre 40-55%. As células T que expressam SLAM são maisfacilmente infectáveis que as células B que expressam essa molécula. Desta forma, a atenuação da linhagem vacinal parece ser causada por uma alteração no seu tropismo, juntamente com uma replicação menos eficiente.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Silvana Maria Eloi Santos; Heliane Brant Machado Freire; Marcus Vinicius Melo de Andrade; Gustavo Eustáquio Brito Alvim de Melo; Andréa Teixeira de Carvalho

School:Universidade Federal de Minas Gerais

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Sarampo DeCS Vacina contra sarampo Cobertura vacinal Pediatria Teses. Dissertação da Faculdade de Medicina UFMG.

ISBN:

Date of Publication:03/30/2008

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.