Details

Avaliação do serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliares em cidade de médio porte utilizando sistemas de informações geográficas e receptores do sistema de posicionamento por satélite

by Castro, Leonardo Borges

Abstract (Summary)
Este trabalho apresenta o estudo de caso do serviço de coleta de lixo realizado de segunda-feira a sábado pela Prefeitura Municipal na área central da cidade de Ituiutaba (MG), que possui aproximadamente 90.000 habitantes. Para caracterizar o problema, foi realizado mapeamento dos setores e das rotas de coleta de lixo da área em estudo com a utilização de receptores do sistema GPS e o software GPS TrackMaker para o tratamento e obtenção dos dados de distâncias percorridas, tempos e velocidades de percurso. Em seguida, utilizou-se o Sistema de Informações Geográficas ? SIG como ferramenta para roteirização de veículos de coleta de resíduos sólidos domiciliares. O software utilizado foi o TransCAD versão 4.5 Academic License, que é um SIG específico para aplicações em problemas de transporte e possibilita o desenvolvimento de rotas utilizando-se algoritmos de roteirização em arco (Arc Routing). A utilização de receptores do sistema GPS mostrou-se uma alternativa bastante eficaz para a realização de mapeamentos, em especial para a coleta de informações sobre rotas e itinerários realizados pelos veículos. Os dados obtidos com a rotina mostraram redução de aproximadamente 44% nas repetições de trechos já servidos pela coleta de lixo, redução de 71% no custo com a mão-de-obra para a realização dos serviços e redução das distâncias percorridas em aproximadamente 68%, em relação à situação atual.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Ana Luiza Ferreira Campos Maragno; Heloisa Maria Barbosa; Carlos Alberto Faria

School:Universidade Federal de Uberlândia

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Resíduos sólidos Coleta domiciliar Roteirização de veículos ENGENHARIA CIVIL Veículos coleta lixo SIG (Programa computador)

ISBN:

Date of Publication:02/17/2006

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.