Details

A reestruturação do curso de pedagogia da Faculdadede Educação da Universidade Federal de Goiás no períodode 1984 a 2004

by Zaratim, Joel Ribeiro

Abstract (Summary)
Esta pesquisa está tematizada no campo de investigação da educação superior e vinculada à linha cultura e processos educacionais, tratando, especificamente, sobre a reestruturação do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás ? FE/UFG, no período compreendido entre 1984 e 2004. O estudo evidencia as tensões, os conflitos e os embates ocorridos, fruto da explosão de forças que se articulavam, cresciam e se transformavam. Examina as disputas entre os diferentes campos teóricos ali representados em relação aos processos de reestruturação curricular do curso de Pedagogia, bem como dos projetos de formação do pedagogo que essas disputas expressavam. Para percorrer essa trajetória, o método adotado partiu das mediações existentes entre o contexto histórico, as concepções dos professores e os seus respectivos entendimentos teórico-conceituais e a análise documental que permitem analisar como se deram as reestruturações do curso de Pedagogia da FE/UFG no período analisado. A investigação teve como ponto de partida a análise do sistema educacional do Estado brasileiro no período pós-1964, uma vez que esse período interferiu diretamente nas decisões estruturais dos cursos de Pedagogia nas Faculdades de Educação. A pesquisa identifica a importância da FE/UFG como marco histórico da reestruturação do curso de Pedagogia no Brasil no período de redemocratização do País. Analisa o embate teórico ocorrido entre os professores Ildeu Moreira Coêlho e José Carlos Libâneo, ambos docentes da FE/UFG em 1992, e a conseqüente influência de suas idéias na formação do pedagogo. Demonstra que as transformações econômicas ocorridas no mundo do trabalho e a chamada globalização, exercem ampla influência na formação de pedagogos no Brasil. Analisa o curso oferecido, em forma de convênio, para os trabalhadores da Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de Goiânia, demonstrando que essa experiência foi utilizada, posteriormente, como referência para a modificação no currículo regular do curso de Pedagogia assumido a partir de 2004. Faz um balanço histórico do que representou o período entre 1984 e 2004 na reestruturação do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFG, evidenciando os avanços qualitativos que ocorreram no período em epígrafe.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Adão José Peixoto

School:Universidade Federal de Goiás

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Educação Superior - GoiásReestruturação Produtiva Curso de Pedagogia Faculdade Universidade Federal Goiás EDUCACAO 1. superior (Estado) ? Reestrutura-ção produtiva 1984-2004. 2. Universidades e Faculdades3.

ISBN:

Date of Publication:08/31/2006

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.