Details

Influência do agregado graúdo reciclado de resíduos daconstrução predial nas propriedades do concreto fresco eendurecido

by Nunes, Wesley Carlos

Abstract (Summary)
Para minimização significativa dos impactos sócio-ambientais e econômicos provocados com o entulho gerado pela indústria da construção civil, a reciclagem destes resíduos apresenta-se como caminho alternativo e eficiente. Mediante esta perspectiva, buscou-se nesta dissertação verificar o comportamento de concretos produzidos com agregadograúdo reciclado (AGR), proveniente das frações minerais contidas no entulho (RCD) de um edifício de múltiplos pavimentos, a partir de coleta seletiva na obra e posterior beneficiamento do material em sistema de britagem. Foram estudados os efeitos de substituições gradativasdo agregado graúdo natural (AGN) por AGR de RCD, nas propriedades fundamentais dos concretos, tanto no estado fresco quanto no estado endurecido. Para o desenvolvimentoexperimental foram produzidos concretos em três proporções de dosagem: (1 : 3,5), (1 : 5,0) e (1 : 6,5) ? (cimento : agregados secos), e cinco teores de substituição (0%, 25%, 50%, 75% e 100%) do AGN por AGR, totalizando, desde modo, 15 proporções de dosagem estudadas. Atrabalhabilidade, teor de ar aprisionado e massa específica foram as propriedades estudadas nos concretos em estado fresco. As propriedades avaliadas no estado endurecido dosconcretos foram absorção de água, massa específica, índice de vazios, resistência à compressão axial, resistência à tração por compressão diametral e módulo de deformação. Asresistências dos concretos produzidos com teores de AGR apresentaram-se inferiores aos correspondentes concretos de referência ? 0% de teor de substituição do AGN por AGR.Entretanto, na proporção em que se reduziu o consumo de cimento nas dosagens, os concretos produzidos com AGR apresentaram valores de resistências à compressão e à tração mais próximos aos resultados aferidos para os concretos de referência. Os experimentos conduziram a concluir que, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico, os concretos produzidos com AGR de RCD podem ser normalmente utilizados na construção civil, desdeque as dosagens das misturas e o controle de qualidade destes concretos sejam realizados sob responsabilidade de profissionais comprovadamente habilitados e especializados.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Enio José Pazini Figueiredo

School:Universidade Federal de Goiás

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Gerenciamento de resíduos da construção Desenvolvimento sustentável ENGENHARIA CIVIL 1. Engenharia civil ? reciclagem. 2.Entulho reciclagem aproveitamento.

ISBN:

Date of Publication:10/04/2007

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.