Details

"Construção de uma proposta de ensino e aprendizagem de pesquisa em um currículo integrado de enfermagem mediante a comparação de desempenhos, em pesquisa, de graduandos em dois projetos curriculares"

by Soubhia, Zeneide

Abstract (Summary)
Este estudo foi realizado com formandos de duas propostas curriculares do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Londrina. Foi desenvolvido do seguinte problema de pesquisa: o ensino de metodologia de pesquisa no Currículo Integrado do Curso de Enfermagem da UEL com o conteúdo diluído nos módulos, que permitem aproximações sucessivas com as etapas do trabalho científico, capacita os alunos de graduação para os desempenhos esperados em pesquisa? O problema em foco foi abordado com os seguintes objetivos:comparar os desempenhos, em pesquisa, dos alunos do Currículo de Transição com os desempenhos, em pesquisa, dos alunos do Currículo Integrado; compreender o significado de aprender a pesquisa para os formandos; propor um plano de ensino e aprendizagem sobre a pesquisa no desenvolvimento dos módulos do Currículo Integrado do Curso de Enfermagem. A pesquisa foi conduzida por meio de dois métodos. O método quantitativo possibilitou a comparação dos desempenhos em pesquisa dos dois grupos e o qualitativo possibilitou a busca do significado de aprender a pesquisar na graduação. Participaram da pesquisa 42 formandos em Enfermagem pelo Currículo de Transição e 48 graduandos em Enfermagem pelo Currículo Integrado. A coleta dos dados quantitativos foi realizada através de cinco instrumentos: questionário para avaliar conhecimentos em pesquisa; análise de artigo científico mediante o emprego das estratégias de grifo; anotações e roteiro com 18 questões; e relatório de atividade acadêmica. Os dados qualitativos foram obtidos através da auto-avaliação dos discentes. Os resultados obtidos nos testes foram organizados em sete tabelas de freqüência que mostram os desempenhos dos dois grupos de formandos. Os resultados relacionados à auto-avaliação foram classificados em cinco categorias (pontos positivos, pontos negativos, exigências da pesquisa, aproveitamento e sugestões) e analisados com apoio do referencial para análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados permitiram alcançar os objetivos propostos e não rejeitam a hipótese de pesquisa. Com o trabalho esperamos: oferecer aos docentes de Enfermagem uma maneira de ensinar metodologia de pesquisa numa visão interdisciplinar, mostrando a importância da vivência prolongada com atividades de pesquisa para a aquisição da competência; incentivar a iniciação científica na graduação em Enfermagem; estimular nos docentes o desejo de utilizar a pesquisa como recurso de ensino e aprendizagem; e possibilitar uma reflexão dos docentes do Curso de Enfermagem da UEL sobre a proposta de desenvolvê-la como seiva.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Marcia Caron Ruffino; Elma Mathias Dessunti; Antonia Regina Ferreira Furegato; Mara Lúcia Garanhani; Cristina Marcia Caron Ruffino Jalles; Marcia Caron Ruffino

School:Universidade de São Paulo

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:auto-avaliação em pesquisa desempenhos ensino e aprendizagem sobre Pesquisa

ISBN:

Date of Publication:08/25/2004

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.