Details

"Transferências de espécies químicas através de um solo cultivado com milho e girassol e fertirrigado com efluente de esgoto doméstico"

by Gloaguen, Thomas Vincent

Abstract (Summary)
Estudos atuais sobre uso de efluente na agricultura buscam sustentabilidade dos sistemas agrícolas irrigados. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a hidroquímica de um Latossolo cultivado e irrigado com efluente de esgotos domésticos, no município de Lins (SP). Foram cultivados 2 ciclos de milho e 2 ciclos de girassol. O monitoramento consistiu nas análises químicas de Na+, K+, Ca2+, Mg2+, Cl-, SO42-, NO3-, NH¬4+ e carbono orgânico dissolvido, na solução do solo (16 amostragens) e no solo (3 amostragens), além da caracterização da hidrodinâmica no solo, entre 0 e 200 cm de profundidade. Apesar de ter observado intensa nitrificação do NH4+ nos primeiros centímetros do solo irrigado com efluente, os valores de nitrato não foram superiores do que no caso de uma adubação nitrogenada mineral. A irrigação tanto com efluente como com água sódica potável promoveu rápida percolação da água até 0,75-1,00 m, acompanhada de um aumento das concentrações iônicas e de uma sodificação nesta profundidade. Consequentemente, ocorreu decréscimo da condutividade hidráulica K(?) e aumento da retenção de água h(?), resultando num decréscimo dos fluxos de água do solo. Demonstrou-se a importância do estabelecimento das curvas K(?) e h(?) do solo irrigado para obter balanço hídrico e químicos corretos, principalmente no caso do Na+, Mg2+ e matéria orgânica.
This document abstract is also available in French.
Bibliographical Information:

Advisor:Maria Cristina Forti; Maria Cristina Forti; Jean Paul Laclau; Yves Marie Pierre Henri Lucas; Adolpho Jose Melfi; Joel Barbujiani Sigolo

School:Universidade de São Paulo

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:balanço hídrico e químico efluente tratado fluxos de água no solo química do sódio solução

ISBN:

Date of Publication:03/16/2006

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.