Details

A construção de um modelo de gestão descentralizada de resíduos sólidos na Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia inspirado nas metas de desenvolvimento do milênio

by de Melo, Marilda Resende

Abstract (Summary)
O objetivo deste trabalho foi a construção de um modelo de gestão descentralizada deresíduos sólidos na Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia (EAF-Udi), em 2007, a fimde contribuir para o cumprimento da sétima Meta de Desenvolvimento do Milênio ?Garantir a Sustentabilidade Ambiental - traduzindo-a em ações locais. A pesquisa reportaespecificamente a um dos indicadores desta meta, o décimo, que é o de reduzir pelametade, até 2015, a proporção da população sem acesso permanente e sustentável à águapotável e a serviços de saneamento, por meio da adoção de políticas e programasambientais. A questão específica que se aborda está contida em uma das vertentes dosaneamento e diz respeito à gestão descentralizada de resíduos sólidos da EscolaAgrotécnica Federal de Uberlândia, a qual envolveu toda a comunidade escolar por meiode projetos de educação sanitária e ambiental, com ações para redução do desperdício epara a mudança na destinação dos resíduos, promovendo assim a melhoria da qualidade devida de todos os envolvidos. Para a construção de um efetivo modelo gerencial iniciou-secom a Coleta Diferenciada dos resíduos sólidos gerados na Instituição, separando-os emsecos e molhados, dando-lhes um destino correto Os secos foram separados por categorias(papelão, PET, latas e plásticos) e submetidos à logística reversa. Os molhados, queconstaram de material putrescível, foram reaproveitados para a compostagem em um localna própria escola e o composto formado foi utilizado no setor de horticultura e no viveiroda Instituição. Com a efetiva participação da comunidade, obteve-se, como conseqüência,uma redução significativa na quantidade de resíduos levados ao aterro sanitário local,garantindo uma gestão sustentável. Este trabalho contribui efetivamente para a qualidadede vida das pessoas envolvidas e pode ser adotado tanto por instituições de educaçãosimilares à pesquisada quanto por outros municípios.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Manfred Fehr; José Eduardo Alamy Filho; Eraldo Henriques de Carvalho; Ana Luiza Ferreira Campos Maragno

School:Universidade Federal de Uberlândia

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Coleta diferenciada Compostagem Logística reversa Metas do milênio Resíduos sólidos ENGENHARIA CIVIL - Uberlândia (MG)

ISBN:

Date of Publication:10/24/2008

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.