Details

Implementação de portas lógicas através da modulação de pulsos por posição (PPM) em filtros acústico-ópticos sintonizáveis.

by do Nascimento, Clauson Sales

Abstract (Summary)
Nesta dissertação foi estudada a aplicação do filtro Acústico-Óptico Sintonizável (AOTF), com a Modulação de Pulsos por Posição (PPM), objetivando implementar, utilizando o método de Runge-Kutta de 4a ordem, portas lógicas (OR-OU e AND-E) ópticas operando com pulsos de luz ultracurtos (2ps). Neste trabalho é investigado o desempenho das portas considerando vários comprimentos do filtro (amp;#61678; L) que integra a sua estrutura interna, com o intuito de obter o comprimento de filtro mais adequado para uma operação satisfatória, em regime dispersivo, não linear, sem perdas e com modulação de fase cruzada (XPM). Esta investigação é realizada em duas situações: primeiramente, são considerados filtros com automodulação de fase (SPM) e GVD (dispersão da velocidade de grupo). Em um segundo momento, as mesmas portas são obtidas com efeitos SPM, XPM e GVD agindo juntos no AOTF. Foi observado que para pulsos do tipo sóliton, os efeitos da dispersão, da não linearidade e da modulação de fase cruzada exercem juntos uma forte influência na propagação do mesmo, provocando a quebra do pulso na saída do dispositivo quando utilizamos um comprimento maior para os filtros. Para dispositivos mais curtos, o pulso chaveado apresentou compressões e alargamentos temporais e espectrais, bem comodeslocamentos temporais nos dois modo de propagação (TE e TM). Após a escolha de um comprimento de filtro adequado, foi selecionado um deslocamento temporal ótimo a ser aplicado nos pulsos de entrada para conseguirmos, na saída da porta lógica, deslocamentos temporais satisfatórios (acertos) na aplicação da modulação PPM. Em seguida, introduzimos fases em um dos pulsos de entrada (TM), provocando um defasamento entre os pulsos TE e TM, reduzindo ainda mais a margem de erro PPM de operação das portas. Finalmente, ao analisarmos as fases aplicadas no pulso TM (0 a 2amp;#61680;), definirmos o melhor ângulo de fase para que as portas operem na região de acerto da modulação PPM.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Antônio Sérgio Bezerra Sombra

School:Universidade Federal do Ceará

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Filtro Acústico-Óptico Sintonizável (AOTF) Pulsos Ultracurtos Modulação de por Posição (PPM) Automodulação Fase(SPM) Deslocamento Temporal PolarizaçãoTransversal Elétrica (TE)

ISBN:

Date of Publication:07/13/2006

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.