Details

Seleção de linhagens de Kluyveromyces produtoras de inulinase visando a obtenção de frutooligossacarideos : caracterização da enzima e otimização das etapas de produção e purificação.

by Makino, Yemiko

Abstract (Summary)
A utilização de frutooligossacarídeos como alimentos funcionais é proposta desde 1.980, e a sua importância reside no estímulo da produção de bifidobactérias na flora intestinal, que são responsáveis por vários efeitos benéficos à saúde. Devido às suas características físico-químicas e bioquímicas, estes compostos têm encontrado aplicações nas indústrias de alimentos, cosméticos, farmacêuticos e produtos para diabéticos. Os frutooligossacarídeos são os principais oligossacarídeos da classe dos bifidogênicos. A inulinase pode ser utilizada na obtenção de frutooligossacarídeos por síntese enzimática (a partir da sacarose) ou através da hidrólise de inulina. Neste trabalho foram estudadas dez linhagens de .OX HURPHV para a produção de inulinase, sendo que a linhagem .__ PDU[LDQXV NRRL Y-7571 foi selecionada como melhor produtora de inulinase. O meio de cultivo industrial para produção de inulinase por esta linhagem, composto por 90 g/L de melaço de cana, 45 g/L de água de maceração de milho e 4 g/L de extrato de levedura, foi otimizado pela metodologia do planejamento experimental e análise de superfície de resposta como ferramenta, atingindo uma produção em atividade enzimática em torno de 800 U/mL. As etapas de purificação da inulinase (adsorção e eluição) em coluna de leito expandido utilizando resina aniônica Streamline.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Maria Isabel Rodrigues; Maria Isabel Rodrigues [Orientador]; Susana Juliano Kalil; Everson Alves Miranda; Helia Harumi Sato; Francisco Maugeri Filho; Maria da Graça Stupiello Andrietta; Cesar Costapinto Santana

School:Universidade Estadual de Campinas

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Planejamento experimental

ISBN:

Date of Publication:12/01/2004

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.