Details

Suplementação de levedura desidratada (Saccharomyces cerevisiae) e derivados na alimentação de juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus)

by Watanabe, André Luiz

Abstract (Summary)
O uso de sub-produtos oriundos do processo de produção de álcool etílico na alimentação animal, pode ser uma excelente alternativa no aumento da eficiência alimentar das rações, reduzindo o custo do cultivo na aqüicultura. Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de dois níveis (2,5 e 5,0%) de levedura íntegra desidratada - LI (Saccharomyces cerevisiae) e seus derivados, autolisado ? LA e parede celular - PC, em dietas para juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus). Foram avaliados parâmetros de desempenho produtivo, composição corporal e plasmática, índices hepato e víscero somáticos, e determinados os coeficientes dos disgestibilidade dos ingredientes-teste por meio das técnicas "in vivo" e "in vitro". No teste de desempenho utilizou-se delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 x 2 +1, correspondente a três ingredientes-teste, dois níveis e mais uma dieta controle - C (sem levedura ou derivados), empregando-se 5 repetições com peixes cada, totalizando 350 juvenis de pacu (12,0 g e 8,5 cm). Foram formuladas 7 dietas isoprotéicas (26% PD kg-1 de ração ) e isoenergéticas (3.100 kcal ED kg-1 ração), contendo os níveis crescentes de cada ingrediente (LI2,5; LI5,0; LA2,5; LA5,0; PC2,5 e PC5,0). As dietas foram fornecidas ad libitum, duas vezes ao dia durante 90 dias, monitorando-se diariamente os parâmetros químicos da água. Os índices zootécnicos avaliados foram: consumo de ração (CR), conversão alimentar (CA), sobrevivência (S), taxas de crescimento específico (TCE), taxa de eficiência protéica (TEP) e ganho de peso individual total (GPA), além dos índices víscero (IVS) e hepato (IHS) somáticos, composição corporal e plasmática (uréia, ácido úrico, glicose, proteína e cortisol) verificados ao final do período de alimentação. Para determinação dos coeficientes de digestibilidade aparente dos ingredientes-teste foi utilizado o marcador inerte óxido de crômio. Adicionalmente foram determinados os valores digestíveis da proteína dos ingredientes-teste, por meio da técnica "in vitro". Não houve ocorrência de mortalidade em nenhuma das unidades experimentais. De modo geral, a utilização da levedura e derivados acarretou melhora da eficiência alimentar e da utilização protéica. Entretanto, apenas PC5,0 e LA2,5 tiveram efeito positivo significativo na TEP e na CA respectivamente, em relação ao tratamento controle. A composição de carcaça e níveis plasmáticos não foram afetados pela suplementação dos ingredientes-teste para o pacu. Os coeficientes de digestibilidade aparente obtidos para LI e PC para a proteína e energia foram menores (P<0,05) que os coeficientes da LA. O emprego da metodologia "in vitro" pode ser utilizado como alternativa na determinação da digestibilidade da fração protéica dos alimentos para o pacu. Entretanto, em função das características do ingrediente utilizado, os valores podem ser superestimados, em comparação aos valores "in vivo".
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Elisabete Maria Macedo Viegas; Jose Eurico Possebon Cyrino; Luiz Edivaldo Pezzato; Elisabete Maria Macedo Viegas

School:Universidade de São Paulo

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords: Derivados de levedura Desempenho produtivo Digestibilidade

ISBN:

Date of Publication:09/29/2006

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.