Details

(Re)Construção de Ações de Educação em Saúde a Partir de Círculos de Cultura: experiência participativa com enfermeiras do PSF do Recife/PE.

by Leite Meirelles, Estela Maria

Abstract (Summary)
O entendimento de promoção da saúde como mobilização da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, bem como no controle do processo, vem alicerçar o conceito de Educação em Saúde. A partir deste entendimento, as ações de Educação em Saúde devem estar articuladas a políticas públicas, ambientes saudáveis e reorientação dos serviços de saúde, assim como, propostas pedagógicas libertadoras, fomentadas nos princípios da solidariedade, da cidadania e da ética, visando à promoção do homem. O estudo apresenta como objetivo geral aplicar o Círculo de Cultura com enfermeiras, que atuam em PSF, como abordagem metodológica para potencializar a práxis de Educação em Saúde. Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada nos meses de fevereiro a maio de 2006. Os sujeitos do estudo foram enfermeiras da equipe de Saúde da Família da microrregião 6.3, do Distrito Sanitário VI, que corresponde ao bairro do Ibura, no Município de Recife-PE. Foram selecionados como instrumentos para coleta de dados um formulário de entrevista, a observação participante, o registro fotográfico e filmagem, além do registro em caderno de campo. Foram utilizados como método e técnica o Círculo de Cultura para articular com a dimensão coletiva e interativa da investigação, no desenvolvimento da pesquisa-ação. Foram realizados oito Círculos de Cultura, constituídos das seguintes etapas: conhecimento do universo vocabular do enfermeiro e da comunidade; dinâmica de sensibilização/descontração; problematização; fundamentação teórica; reflexão teórico-prática; construção coletiva dos saberes; síntese do que foi vivenciado e avaliação. Os Círculos constituíram a aplicação dos pressupostos freireanos, como: participação, diálogo, consciência crítica, acesso a conteúdos articulados à realidade, o conhecimento como instrumento de possibilidades e de liberdade, valorização do saber popular, autonomia para realizar suas escolhas e caminhos; como fundamentos mobilizadores de uma complexa estratégia de ?empowerment?. A análise e interpretação privilegiaram a discussão em torno dos dados obtidos, segundo a seqüência dos Círculos de Cultura realizados, de onde decorreu a interpretação, pelo grupo, do significado da experiência e pela pesquisadora-animadora em diálogo com a literatura. Assim, cada enfermeira teve a oportunidade de apresentar sua proposta de ação educativa, sendo consolidada uma proposta coletiva de sistematização das intervenções de Educação em Saúde. A proposta da realização de Círculos de Cultura como abordagem fundamental na prática da Educação em Saúde, vem despertar nos profissionais de saúde uma atitude de inquietação e dinamismo ante questões de saúde que tanto afligem as famílias das comunidades onde atuam. Deste modo, enseja-se uma relação de cumplicidade entre os profissionais de saúde e os grupos comunitários com o entendimento de saúde como produto das reais condições sociais e do compromisso com as ações de promoção da saúde.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Neiva Francenely Cunha Vieira; Maria Grasiela Teixeira Barroso; Meirecele Calíope Leitinho; Maria da Conceição Carrilho de Aguiar; Silvana Sidney Costa Santos

School:Universidade Federal do Ceará

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:ENFERMAGEM Educação em saúde Promoção da Saúde família Sistema único de Enfermagem Pública

ISBN:

Date of Publication:05/25/2007

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.