Details

Avaliação de atraentes de oviposição, identificados em infusões de capim colonião (Panicum maximum) para fêmeas de Aedes aegypti (L. 1762) (Diptera: Culicidae) em condições de semicampo e campo.

by Roque, Rosemary Aparecida

Abstract (Summary)
RESUMOO mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue e da febre amarela urbana no Brasil. O monitoramento do vetor pode ser feito por meio de armadilhas associadas a atraentes específicos. A armadilha para captura de adultos, MosquiTRAP é uma nova ferramenta que está sendo utilizada no monitoramento do A. aegypti em área urbana, enquanto que o AtrAedes é um atraente sintético de oviposição, especifico para fêmeas grávidas. O nonanal, decanal, p-cresol, 3-metil indol, benzotiazol e indol foram identificados em infusões de capim colonião (Panicum maximum) e demonstraram atratividade para as fêmeas de A. aegypti em armadilhas de oviposição (ovitrampa) no campo. No entanto, a associação de dois ou mais compostos sintéticos ainda não foi avaliada, o que poderia aumentar a eficiência desta armadilha. Os objetivos deste trabalho foram (1) avaliar uma área experimental (semicampo) construída para a realização dos testes de comportamento de oviposição do A. aegypti. (2) comparar a eficiência do AtrAedes® com infusões de capim colonião de diferentes períodos de fermentação; (3) avaliar a atratitividade do nonanal, decanal, benzotiazol, indol, p-cresol e 3-metil indol para fêmeas grávidas de A. aegypti (5) desenvolver e avaliar formulações binárias e terciárias dos candidatos a atraentes em condições de semicampo e campo. Os experimentos foram realizados em uma área experimental (14 x 7 x 3,5m) contendo oito gaiolas de teste (2,5 x 2,5 x 2,0m). Vinte fêmeas por armadilha, com idade cronológica de 10 a 20 dias e 3 a 4 dias após repasto sanguíneo foram liberadas no interior de cada gaiola. Armadilhas MosquiTRAP foram utilizadas em todos os experimentos, enquanto que AtrAedes® foi usado como controle. Os testes de campo foram realizados em três áreas do Campus Pampulha da UFMG. Os resultados demonstraram que (1) A metodologia de semicampo pode ser utilizada para avaliação de protótipos de armadilhas, desenvolvimento de atraentes e na avaliação de liberadores de odor; (2) O AtrAedes pode ser utilizado como isca nas MosquiTRAPem substituição ao atraente natural (infusão de capim colonião) e (3) A mistura binária (AtrAedes + decanal) e terciária (AtrAedes + decanal + 3-metil indol ou P-cresol) aumentaram significativamente a captura de fêmeas grávidas de A. aegypti e conseqüentemente a eficiência da MosquiTRAP.
Bibliographical Information:

Advisor:Alvaro Eduardo Eiras; Evaldo Ferreira Vilela; Mara Cristina Pinto; Geraldo Wilson Afonso Fernandes; MARCELO GUSTAVO LORENZO

School:Universidade Federal de Minas Gerais

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:aedes aegypti teses armadilhas para insetos atraentes de oviposiã§ã£o semicampo

ISBN:

Date of Publication:02/26/2007

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.