Details

Produção de acido citrico por Candida lypolytica NRRL Y 1095. Productin of citric acid by Candida lypolitica NRRL Y 1905.

by Armiliato, Luciano

Abstract (Summary)
O ácido cítrico é, atualmente, um do mais importantes ácidos orgânicos produzidos por via fermentativa. Devido às suas características é amplamente utilizado na indústria de alimentos (acidulante, flavorizante, antioxidante), na indústria farmacêutica (tamponante, seqüestrante, quelante) e outros. As leveduras apresentam algumas vantagens na produção de ácido cítrico sobre os fungos, porém, possuem o inconveniente de excretarem simultaneamente o ácido isocítrico. A produção de ácido cítrico ou isocítrico é influenciada pelos componentes do meio de cultivo e pelas condições operacionais do sistema. Foram testadas em frascos agitados 5 diferentes cepas de leveduras para avaliar a produção de ácido cítrico de cada uma. Os resultados mostraram que a Cândida Lipolytica _NRRL Y 1095 é a mais eficiente nas condições estudadas. Também verificou-se que a adição de EDTA ao meio em frascos agitados não promoveu um aumento na quantidade de ácido cítrico acumulado. Foram realizados ensaios em fermentador para se avaliar o melhor tipo de impulsor e a melhor concentração de oxigênio dissolvido para a produção de ácido cítrico. Os resultados mostraram que o impulsor turbina de Rushton e concentrações altas de oxigênio dissolvido favorecem o acúmulo de ácido cítrico. Um outro teste foi realizado substituindo-se o anti espumante Aratrop (utilizado até então) por FG10. O ensaio foi realizado nas mesmas condições dos pontos centrais do planejamento. Os resultados evidenciaram o efeito inibitório do Aratrop, pois a concentração de ácido cítrico passou de 28 g/L em média para 49 g/L, chegando a relação ácido cítrico : isocítrico em 2,30, a maior relação obtida em nossos ensaios. Em ensaios preliminares em fermentador verificou-se que a adição de CaCO3 e Prodex Lac® ao meio promove uma melhora na produção de ácido cítrico. Com base nesses ensaios, foi realizado um planejamento experimental fatorial com três variáveis (CaCO3, relação extrato de levedura/Prodex Lac® e pH). Os resultados mostraram que para concentrações mais elevadas de CaCO3 (10 g/L) e Prodex Lac® (6 g/L) a produção de ácido cítrico é favorecida, chegando a um patamar de 60 g/L, e 37 g/L para o ácido isocítrico, mostrando que o extrato de levedura pode ser substituído por Prodex Lac® com redução do custo do meio de cultivo. O pH não apresentou efeito significativo na faixa estudada entre 4,5 e 5,5. Foi possível obter um modelo para a produção de ácido cítrico_ A utilização de batelada alimentada mostrou não ser eficiente na concentração final de ácido cítrico e isocítrico.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Maria Isabel Rodrigues; Maria Isabel Rodrigues [Orientador]; Fatima Aparecida de Almeida Costa; Aline Carvalho da Costa; Silvio Roberto Andrietta; Janaina Fernandes de Medeiros Burket; Eliana Setsuko Kamimura; Isabel Cristina Baddini Curralero

School:Universidade Estadual de Campinas

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Planejamento experimental

ISBN:

Date of Publication:12/07/2004

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.