Details

Influência das condições de preparo do inóculo na morfologia do microrganismo e na síntese de glicoamilase por Aspergillus Awamori.

by Denser Pamboukian, Celso Ricardo

Abstract (Summary)
Neste trabalho foi estudada a influência da forma de preparo do inóculo na morfologia do microrganismo e na produção de glicoamilase por Aspergillus awamori, em cultivo submerso. Foram realizados ensaios variando-se a concentração de esporos utilizada no preparo do inóculo para o fermentador (pré-cultivo de células em incubador rotativo a 200 rpm e 35 oC, por 24 horas) no intervalo entre 9,5 exp 03 e 1,8 exp 07 esporos/mL. Os inóculos preparados com concentração de esporos entre 9,5 exp 03 e 9,5 exp 05 esporos/mL apresentaram-se na forma de uma suspensão de ?pellets? e conduziram a um crescimento na forma filamentosa, em fermentador. A produção de glicoamilase, nos ensaios com concentração inicial de substrato de 40 g/L, realizados em fermentador, não foi influenciada pela concentração de esporos nessa faixa, mantendo-se entre 2100 e 2200 U/L. O aumento da concentração de esporos utilizada no preparo do inóculo para 1,8 exp 07 esporos/mL conduziu à formação de um inóculo na forma filamentosa contendo muitos aglomerados de esporos não germinados, que levaram a um crescimento, em fermentador, na forma de ?pellets?, reduzindo a produção de glicoamilase para cerca de 1600 U/L e mostrando que o crescimento na forma de ?pellets? não é indicado para a produção de glicoamilase. Foram estudadas, também, outras formas de preparo do inóculo, variando-se as condições de germinação dos esporos (pH e tempo de pré-cultivo do inóculo). A forma de preparo do inóculo que conduziu a uma maior produção de glicoamilase, em fermentador, foi o cultivo de esporos em incubador rotativo, a pH 2,5 durante 7 horas, o que evitou a aglomeração de esporos durante a etapa de germinação e a formação de ?pellets? em fermentador, conduzindo a um crescimento na forma filamentosa e a uma alta produção de glicoamilase.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Maria Candida Reginato Facciotti; Willibaldo Schmidell Netto; Claudio Alberto Torres Suazo; Maria Candida Reginato Facciotti

School:Universidade de São Paulo

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords: inóculo

ISBN:

Date of Publication:09/01/1997

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.