Details

Avaliação da qualidade da carne da carpa húngara Cyprinus carpio de diferentes sistemas de cultivo na Região Sul do Brasil.

by Echevenguá, Márcio Martinez

Abstract (Summary)
De origem asiática, a carpa é criada na China há mais de 2.000 anos, mas só foi introduzida no Brasil em 1904. Entre os diferentes tipos de criação de peixes, o sistema de integração com outros animais vem sendo bastante utilizado, possivelmente devido aos baixos custos de produção. Assim, a criação de carpas com dejetos de frangos e suínos tem sido bastante utilizada no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul. O presente trabalho visa avaliar os efeitos desses sistemas de criação sobre a qualidade da polpa produzida. Foi dividido em dois capítulos. No primeiro foi estudado o efeito do método de transporte sobre a qualidade da polpa da carpa húngara Cyprinus carpio provenientes de cultivos em que eram alimentadas com ração, criadas com dejetos de suínos e com dejetos de frangos. No segundo capítulo foi avaliada a influência dos sistemas de cultivo de carpas alimentadas com ração, criadas com dejetos de suínos e com dejetos de frangos sobre a qualidade da polpa da carpa húngara. A polpa foi minimamente processada, embalada a vácuo em polietileno e conservada sob refrigeração 2±1ºC até o momento da análise. Para avaliar o efeito do método de transporte e a influência dos sistemas de cultivo na polpa da carpa húngara foram realizadas análises de rendimento de carcaça e composição proximal no músculo e na polpa. As análises de BVT (bases voláteis totais), pH, IP (índice de peróxidos) e TBA (ácido tiobarbitúrico) na polpa foram realizadas no 1º, 4º, 7º, 15º e 30º dias de conservação. No primeiro capítulo os resultados indicam que apesar das pequenas diferenças encontradas nas análises realizadas, fica bastante evidente que não se pode afirmar que os métodos de transporte (transportar as carpas vivas ou no gelo) apresentam diferenças na qualidade da polpa. Com relação ao segundo capítulo, os resultados indicam que os dejetos de frangos possivelmente apresentam uma proteína de pior qualidade em relação aos demais tratamentos.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Carlos Prentice-Hernández; Wilson Francisco Britto Wasielesky Junior; Mario Roberto Chim Figueiredo; Joao Radünz Neto

School:Fundação Universidade Federal do Rio Grande

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:métodos de transporte qualidade AQUICULTURA

ISBN:

Date of Publication:09/21/2006

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.