Details

Avaliação da imunogenicidade de epitopos de células T das proteínas Sm14 e paramiosina do schistosoma mansoni em modelo murino.

by Melo Garcia, Teresa Cristina

Abstract (Summary)
A Sm14 e paramiosina são antígenos vacinais do S. mansoni capazes de induzir proteção em modelo murino e são reconhecidos por indivíduos resistentes à infecção pelo S. mansoni. Recentemente nosso grupo identificou epitopos da Sm14 e paramiosina preferencialmente reconhecidos por PBMCs de indivíduos resistentes a infecção e reinfecção por S. mansoni [Sm14 (32-48), Sm14 (53-69), Para (6-22), Para (210-226), Para (355-371)]. A fim de investigar o potencial protetor destes epitopos sintéticos, formulações vacinas baseadas em peptídeos foram preparadas usando uma mistura de peptídeos da Sm14 e paramiosina ou Sm14 ou paramiosina separadamente. Imunização de camundongos com mistura total de peptídeos ou peptídeos da Sm14 foi capaz de induzir uma resposta imune do tipo Th1 que foi associada respectivamente a uma redução na carga de vermes de {(29%, 28%) e (26%, 36.7%)}; redução do número de ovos viáveis/fêmea de 46% e 67%; redução no número de granulomas de 52% e 61% e na área dos granulomas de 43% e 54%. Por outro lado, imunização com peptídeos da paramiosina não induziu imunidade protetora ou redução da patologia e foi associada a uma resposta imune do tipo Th2. Uma vez que os ovos nos tecidos são a principal causa da patologia e os vermes adultos não se replicam dentro do hospedeiro mamífero, uma vacina anti-fecundidade poderia reduzir a patologia humana e transmissão da doença. Aqui nós observamos que imunização com epitopos de células T da Sm14 previamente reconhecidos por indivíduos resistentes parece ser capaz de induzir redução na fecundidade e redução da patologia e, portanto são candidatos em potencial a compor uma vacina de subunidades contra esquistossomose.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Sergio Costa Oliveira; Ana Paula Ferreira; Mauricio Martins Rodrigues; Rodrigo Correa Oliveira; Kenneth John Gollob; Cristina Toscano Fonseca

School:Universidade Federal de Minas Gerais

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:bioquã­mica teses

ISBN:

Date of Publication:03/26/2008

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.