Details

Avaliação da funcionalidade em crianças e adolescentes com acidente vascular cerebral e paralisia cerebral: Um estudo exploratório

by de Oliveira, Peterson Marco

Abstract (Summary)
O acidente vascular cerebral (AVC) e a paralisia cerebral (PC) promovem deficiências nas estruturas e funções do corpo, limitações nas atividades e restrição na participação. Os fatores ambientais podem influenciar a funcionalidade das crianças ou adolescentes com AVC e PC positivamente (facilitadores) ou negativamente (barreiras). Objetivos: 1) desenvolver uma checklist e dar início ao processo de validação, a partir de uma perspectiva biopsicossocial, de um sistema de avaliação da funcionalidade de crianças e adolescentes com PC e AVC, usandoa Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como referência; 2) realizar uma primeira avaliação da aplicabilidade da checklist; 3) Comparar o perfil de funcionalidade entre crianças ou adolescentes com diagnóstico de PC, AVC e controles. Métodos: O processo para desenvolver uma checklist de avaliação envolveu três etapas: 1) revisão da literatura sobre a utilização da CIF emcasos de AVC e PC; 2) conexão dos core sets da CIF para o AVC com o Estatuto da Criança e do Adolescente; 3) seleção das categorias a partir dos resultados da etapa 1 e 2 pelos pesquisadores do estudo. Em seguida a checklist elaborada foi utilizada para avaliar a funcionalidade de controles e crianças ou adolescentes com diagnóstico de AVC e PC. Resultados: Foram selecionadas 58 categorias de segundo e terceiro nível da CIF (18 de estruturas e funções do corpo; 15 de atividade e participação; 25 de fatores ambientais). A avaliação com os controles(N=34), casos de AVC (N=16) e casos de PC (N=29) em crianças e adolescentes, entre 5 e 19 anos, permitiu verificar a aplicabilidade da checklist elaborada e identificar diferenças significativas entre os três grupos em relação às deficiências (funções mentais, sensoriais, da voz e da fala e dos sistemas cardiovascular, hematológico, neuromusculoesquelético e geniturinário) e limitações nas atividades(aprendizagem e aplicação do conhecimento, tarefas e demandas gerais, comunicação, mobilidade, cuidado pessoal, vida doméstica, áreas principais da vida e vida comunitária, social e cívica). Considerações Finais: A checklist elaborada favorece a operacionalização da proposta biopsicossocial e permite registrarinformações sobre a funcionalidade e fatores contextuais relacionados com crianças e adolescentes com diagnóstico de AVC e PC. Estudos são necessários para validar a checklist desenvolvida e para elaborar instrumentos de avaliação conforme a terminologia e processo de funcionalidade e de incapacidade da CIF.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Vitor Geraldi Haase; Livia de Castro Magalhaes; Cássia Maria Buchalla

School:Universidade Federal de Minas Gerais

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Paralisia DeCS Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde Dissertação da Faculdade Medicina. UFMG Pediatria Teses.

ISBN:

Date of Publication:05/28/2008

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.