Details

A trajetória da educação matemática brasileira: um olhar por meio dos livros didáticos ?Matemática? (1982) e ?Matemática e realidade? (2005)

by dos Santos, Ângela Cristina

Abstract (Summary)
Essa pesquisa tem por objetivo mostrar o processo de disciplinarização da Matemática noBrasil, por meio das mudanças e permanências percebidas no manual didático. A investigaçãoinsere-se no campo da História das Disciplinas Escolares, em particular, da EducaçãoMatemática. O livro didático de Matemática fez parte das mudanças históricas pelas quaispassou o Brasil e atesta essas mudanças no próprio ensino. A investigação foi dividida emduas partes, quais sejam: a pesquisa histórica e a pesquisa comparativa. Esta última foirealizada em duas coleções de livros didáticos de Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e AntônioMachado, publicadas em momentos distintos: Matemática? (1982) e ?Matemática eRealidade? (2005). A pesquisa histórica mostra que o desenvolvimento da MatemáticaEscolar também não ocorreu de forma linear, sua consolidação como disciplina foi fruto detensões, interesses e apelos de determinado tempo histórico, seja no aspecto social, cultural,religioso, político e/ou pedagógico. A Educação Matemática no Brasil teve sua origem naescola militar e passou por várias fases caracterizadas inicialmente pela ênfase na formaçãoacrítica e prática, depois como instrumento de distinção social, de racionalização e,atualmente, de formação cidadã. Independentemente disso, as modificações pelas quais oensino de Matemática passou dependeu quase que exclusivamente do tempo histórico, quedefinia suas finalidades. ?Matemática? foi publicada num momento de transição política deditadura para o início de uma política democrática. Já ?Matemática e Realidade? foi publicadaem um momento de consolidação democrática. A análise comparativa revelou que houvemudanças significativas no ensino da Matemática no período de 1982 e 2005, principalmenteem relação à resolução de problemas. Essas mudanças foram influenciadas principalmentepelo currículo construído a partir das legislações vigentes da época e, na coleção de 2005,pelas propostas curriculares e metodológicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Foipossível identificar questões envolvendo os métodos, perceber a relevância de conteúdo edistinguir os objetivos da disciplina em momentos distintos da educação brasileira, o quepossibilitou inferir sobre a postura metodológica dos professores que utilizavam os livros naocasião. Espera-se que os resultados apresentados sejam importantes para a pesquisa históricadas disciplinas e que permitam a compreensão das finalidades do ensino da Matemática até aatualidade e também da origem e do ?porquê? das práticas hoje existentes e utilizadas em salade aula, abrindo assim um leque de possibilidades para mudanças.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Betania de Oliveira Laterza Ribeiro; Wagner Rodrigues Valente; Décio Gatti Júnior

School:Universidade Federal de Uberlândia

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:História das disciplinas Livro didático Matemática Resolução de problemas EDUCACAO - Estudo e ensino Livros didáticos

ISBN:

Date of Publication:08/12/2008

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.