Details

Dimensões sócio-culturais do empreendedorismo: estudo do evento empreendedor no setor têxtil e de confecções de Santa Cruz de la Sierra-Bolívia

by Moreno Vargas, Marco Antonio

Abstract (Summary)
A emergência de novos empreendimentos e empreendedores constitui um tema que tem despertado crescente interesse durante a última década entre acadêmicos. Este interesse baseia-se na expectativa e nas evidências de que a criação de novos empreendimentos contribui para a geração de postos de trabalho, para a atividade inovadora, para o fomento e para uma melhor distribuição do poder econômico na sociedade. Neste contexto, surgem questões relativas ao estímulo e apoio ao surgimento e desenvolvimentos de novos empreendimentos, bem como de fatores que têm dado origem ao processo empreendedor. Esta pesquisa refere-se à identificação dos fatores sócio-culturais influidores da formação de eventos empreendedores, no setor têxtil e de confecção, em Santa Cruz de la Sierra ? Bolívia. Foram pesquisadas 83 empresas de tamanho pequeno e médio (PMEs). Para coleta dos dados utilizou-se um questionário adaptado do modelo de Shapero (1980) de fatores sócio-culturais. Os principais resultados indicam que há significativa influência dos pais na formação de empreendedores, porém se pode afirmar que pais empreendedores, ou pais empregados, não garantem filhos empreendedores, ou não empreendedores, respectivamente. Na mesma linha, a formação da empresa, segundo os empreendedores pesquisados, é de cunho cultural (influência dos pais). Outras razões, mas de cunho social, indicam a necessidade de gerar lucro para pagar dívidas próprias e migração voluntária. Os motivadores internos pelos quais acontece o evento empreendedor no setor têxtil e de confecções são de ordem cultural (conhecimento técnico do ramo e experiência) em primeiro lugar e depois de ordem social (necessidade de autonomia e independência, e a necessidade de inovação). Estes últimos são provavelmente devidos ao elevado nível de formação educacional dos empreendedores. Os dados indicam ainda que necessidade de auto-emprego por uma demissão anterior aparece como um dos últimos motivadores. Pode-se concluir, portanto, que as razões sócio-culturais são realmente determinantes para a formação de empreendedores e de seus eventos. Por fim, a origem étnica beneficia o empreendedor quando está associada ao mesmo local geográfico de sua empresa, e observou-se um elevado índice de empreendedorismo feminino na região.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Riccardo Riccardi; Heitor José Pereira; Leonel Cézar Rodrigues

School:Universidade Regional de Blumenau

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Empreendedorismo ADMINISTRACAO DE EMPRESAS Entrepreneurship; Indústria têxtil - Santa Cruz de la Sierra (Bolívia);Vestuário (Bolívia)

ISBN:

Date of Publication:

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.