Details

Adesão à corticoterapia inalatória em crianças e adolescentes

by Jentzsch, Nulma Souto

Abstract (Summary)
Métodos disponíveis na verificação da adesão à corticoterapia inalatória em crianças e adolescentes, taxas encontradas e suas implicações para a prática clínica. Adesão inadequada à corticoterapia inalatória é comum e contribui para um controle clínico insatisfatório, aumento da morbidade, mortalidade e custos do setor. Utilizou-se bancode dados MEDLINE, HIGHWIRE, LILACS e pesquisa direta, publicados entre 1992 e 2008. Os métodos para avaliar a adesão, citados em ordem crescente de sua objetividade são: relato do paciente ou seus familiares, julgamento clínico, pesagem da medicação, controle dedispensação de medicação, monitores eletrônicos e análise bioquímica. A análise bioquímica não é usada rotineiramente. As taxas de adesão variam de 30 a 70%. A adesão é frequentemente superestimada com o relato do próprio paciente e/ou seus familiares e o julgamento clínico, quando comparada com o monitor eletrônico. O clínico deve semprelembrar que as taxas reais de adesão são menores do que as relatadas pelo paciente e/ou seus familiares e esse problema deve ser considerado, se não houver bom controle da doença. A pesagem do spray quantifica a medicação e infere adesão; entretanto, pode ocorreresvaziamento deliberado e compartilhamento da medicação. A farmácia fornece datas de dispensação e recarga da medicação; essa estratégia é válida, e deveria ser utilizada em nosso meio. O monitor eletrônico é o método mais acurado para avaliar adesão; fornecendo data e horário de cada acionamento do spray, porém, é oneroso. Os resultados com monitores eletrônicos demonstram que a adesão é menor que a esperada. Melhorar o conhecimento do médico sobre adesão do seu paciente e utilizar métodos acurados para acessá-la são linhas depesquisa que devem ser estimuladas.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Paulo Augusto Moreira Camargos; Enrico Antonio Colosimo; Ricardo de Amorim Correa; Cassio da Cunha Ibiapina; Emanuel Sávio Cavalcanti Sarinho; Helvécio Miranda Magalhães Júnior

School:Universidade Federal de Minas Gerais

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Aceitação pelo paciente de cuidados saúde DeCS Cooperação do Asma/prevenção & controle Dissertação da Faculdade Medicina. UFMG Pediatria Teses.

ISBN:

Date of Publication:07/15/2008

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.