Details

Situação ambiental dos mananciais de abastecimento doméstico da RMBH localizados na porção oeste da APA-SUL (Quadrilátero Ferrífero - MG)

by Souza Figueiredo, Vania Lucia

Abstract (Summary)
Objetivou-se neste trabalho a identificação da situação ambiental de sete mananciais de água que abastecem a Região Metropolitana de Belo Horizonte RMBH, inseridos na região do Quadrilátero Ferrífero.Buscou-se enfocar sobre o cenário nacional e regional da água, sua importância, usos múltiplos, com enfoque especial para o abastecimento doméstico; qualidade; poluição causada por usos antrópicos em desenvolvimento na região; uso do solo e da água em áreas urbanas, uso da água na atividade mineraria e industrial; conflitos e ações mitigadoras. Traçou-se um panorama sobre os aspectos físicos, bióticos, antrópicos e aspectos legais, através de dados secundários e o levantamento da vegetação e uso antrópico realizado na escala de 1:50.000. As informações permitiram diagnosticar sobre a região de estudo, subsidiando-se o conhecimento, bem como a identificação de potenciais problemas que podem interferir nas águas dos mananciais investigados. Numa segunda fase do estudo, a metodologia desenvolvida mostrou a necessidade de se avaliar a situação das águas brutas dos mananciais investigados para melhor identificar as possíveis interferências antrópicas nestas águas, bem como as áreas de drenagem dos mananciais de abastecimento de áreas urbanas e avaliar as informações integradas sobre os processos com requerimento de pesquisa/exploração minerárias, em tramitação no DNPM e FEAM e áreas urbanas. Os dados de monitoramento de qualidade de água bruta físico-químicos e bacteriológicos das captações principais dos sete mananciais foram disponibilizados pela COPASA e avaliados num período de 13 anos. Obteve-se as médias anuais, mínimas e máximas as quais foram apresentadas através de gráficos, por parâmetro avaliado e manancial estudado. Buscou-se avaliar as áreas de drenagem dos mananciais de abastecimento através dos usos do solo; áreas legalmente protegidas no entorno dos mananciais e sua abrangência bem como, os problemas, interferências e alterações da paisagem. A identificação dos processos com requerimento de pesquisa/exploração minerários, em tramitação no DNPM e FEAM e o registro de áreas urbanas subsidiaram a avaliação integrada e a identificação de mananciais disponíveis para exploração futura.
Bibliographical Information:

Advisor:Roberto Celio Valadao; Vilma Lucia Macagnan Carvalho; Maria José Marinho do Rego

School:Universidade Federal de Minas Gerais

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:mananciais minas gerais teses quadrilatero ferrifero mg belo horizonte regiã£o metropolitana de aspectos ambientais

ISBN:

Date of Publication:06/18/2004

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.