Details

Variabilidade e controle de Phytophthora palmivora (podridão-do-pé) e controle da varíola (Asperisporium caricae) do mamoeiro (Carica papaya)

by Campos Dianese, Alexei de

Abstract (Summary)
O mamoeiro (Carica papaya L.), possivelmente originário da América Central, é uma das plantastropicais de maior importância na produção nacional e mundial de fruteiras. Este projeto visou estudar diferentesaspectos de duas doenças importantes que afetam a produção de mamão no Brasil: a podridão do pé e dos frutos(Phytophthora palmivora) e a varíola (Asperisporium caricae).Uma coleção de isolados de P. palmivora foi montada para se verificar a variabilidade em termos devirulência do patógeno em experimentos com mudas e frutos de mamoeiro. A maioria dos isolados do patógenoprovenientes do mamoeiro foi altamente virulenta. O isolado proveniente de Morremia odorata foi avirulento.Além disso, diferentes genótipos de mamão foram avaliados no campo e em experimentos em casa de vegetaçãopara resistência a P. palmivora. O cultivar ?Tailândia Roxão? demonstrou ser moderadamente resistente.Conjuntamente, fertilizantes a base de fosfitos foram testados para o controle da doença, com dois produtos(fosfito 40 % P2O5 + 20 % K2O, 150 ml/100 l; e fosfito 20 % P2O5 + 20 % K2O, 200 ml/100 l) retardando odesenvolvimento da doença. Do mesmo modo dez isolados de Trichoderma sp. foram avaliados quanto ao seupotencial como agentes de controle biológico de P. palmivora em experimentos com mudas em casa devegetação. Os isolados cen162 e cen235 foram os mais efetivos. Diferentes doses de nitrogênio e calcáriodolomítico incorporadas ao solo em experimentos com vasos também foram avaliadas em relação a suainfluência no desenvolvimento da podridão do pé em mudas de mamoeiro. O tratamento com 1,02 g denitrogênio/kg de solo e 10,10 g de calcário/kg de solo apresentou a menor incidência da doença ao final de trêsplantios sucessivos.Diferentes genótipos de mamão também foram avaliados no campo para resistência a Asperisporiumcaricae. Os cultivares ?Tailândia Roxão? e ?Sekati? demonstraram ser moderadamente resistentes ao patógeno.Alem disso, onze fertilizantes a base de fosfitos foram avaliados, em experiemntos no campo e em casa devegetação, quanto ao seu potencial como alternativa ao uso de fungicidas tradicionais para o controle da varíola.Todos os produtos retardaram significativamente o progresso da doença.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Marisa Alvares da Silva Velloso Ferreira; Luiz Eduardo Bassay Blum; Denise Vilela de Rezende Santiago; Osvaldo Kiyoshi Yamanishi; Nilton Tadeu Vilela Junqueira

School:Universidade de Brasília

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:podridão-do-pé controle de varíola Ciências Biológicas

ISBN:

Date of Publication:05/31/2006

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.