Details

Usinabilidade do aço de corte-fácil baixo carbono ao chumbo ABNT12L14 com diferentes níveis de elementos químicos residuais (cromo, níquel e cobre)

by Luiz, Nelis Evangelista

Abstract (Summary)
O objetivo desta tese foi estudar a usinabilidade do aço de corte fácil baixo carbonoao chumbo (ABNT/AISI 12L14) com diferentes níveis dos elementos residuais cromo, níquele cobre. Foram produzidas nove corridas de aço com composição química controlada ealterações nos níveis de residuais citados de forma a conduzir planejamentos fatoriais a doisníveis. A técnica de Planejamento e Análise de Experimentos (DOE) foi usada nosexperimentos quantitativos. A caracterização dos materiais estudados envolveu: análise decomposição química, dureza e inclusões; ensaios de resistência à tração. A usinabilidade foiavaliada levando-se em consideração a variação das condições de usinagem. As variáveisde usinagem de interesse foram a forma do cavaco, a rugosidade superficial, o grau derecalque do cavaco, a força de corte e a temperatura de usinagem. A conjugação dasvariáveis de composição química (residuais) com as variáveis de corte (velocidade,profundidade e avanço) permitiu, para os ensaios quantitativos, a construção deplanejamentos fatoriais em que todas as influências e interações puderam ser quantificadas.Todos os ensaios foram feitos em operação de torneamento cilíndrico sem fluído de corte.Os ensaios de temperatura de usinagem foram feitos com ferramentas de aço rápido. Osoutros ensaios foram feitos com ferramentas de metal duro. Amostras da raiz do cavaco eda superfície de saída de ferramentas, com e sem revestimento, foram obtidas através datécnica quick-stop. Os ensaios quick-stop foram feitos com ferramentas de metal duro come sem revestimento. Posteriormente estas amostras foram analisadas pelas técnicas demicroscopia ótica, microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia de energiadispersiva. Com isto se objetivou determinar de que forma os parâmetros velocidade decorte, avanço, revestimento da ferramenta e material da peça influenciavam a morfologia eas condições reinantes na região de formação do cavaco. Os elementos residuaisestudados e as condições de corte tiveram influência significativa sobre a usinabilidade,considerando-se praticamente todos os parâmetros aqui estudados.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Anselmo Eduardo Diniz; Álisson Rocha Machado; Márcio Bacci da Silva; Marcos Antonio de Souza Barrozo; Éder Silva Costa; Anderson Clayton Alves de Melo

School:Universidade Federal de Uberlândia

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:ENGENHARIA MECANICA Aços de corte fácil Análise raiz do cavaco Aço Usinagem

ISBN:

Date of Publication:07/06/2007

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.