Details

Educação Popular e Extensão Rural:o caráter pedagógico das ações de ATER no Perímetro Irrigado Público Federal Baixo Acaraú.

by Cassia Marques, Rita de

Abstract (Summary)
EDUCAÇÃO POPULAR E EXTENSÃO RURAL: o caráter pedagógico das ações de ATER no Perímetro Irrigado Público Federal Baixo Acaraú.RESUMOEsta investigação objetiva estudar a relação entre educação popular e as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural -ATER no Perímetro Público Irrigado Federal do Baixo Acaraú, por sua importância como instrumento de política de Ater agrícola do Estado. A Extensão Rural visa ao desenvolvimento sustentável das comunidades mediante de processos educativos para contribuir e incorporar mudanças nos métodos, procedimentos e técnicas de organização do processo produtivo, em função de maior produtividade e melhoria da qualidade de vida das populações rurais. Essa demanda atual da extensão rural exige do profissional a ampliação de novas práticas, o conhecimento técnico nas áreas de formação acadêmica e habilidades para reaver e valorizar o conhecimento dos agricultores. Dessa forma, surgem muitas visões em relação às práticas de ATER nesse perímetro irrigado como tentativa de buscar respostas para a indagação: Qual o caráter pedagógico das ações de ATER para o desenvolvimento do Perímetro Público Irrigado no Baixo Acaraú? Estudar as ações de ATER nesse Perímetro Público Irrigado e conhecer seu caráter pedagógico tendo em vista sua repercussão no cotidiano da comunidade local, contribuindo para as políticas públicas de ATER, foi o objetivo desse estudo. A pesquisa foi do tipo descritiva e explicativa, recorrendo à abordagem qualitativa, tendo como delineamento ?o estudo de caso?. Como referencial teórico foram apresentados desenvolvimento sustentável, extensão rural e educação popular. A conclusão deste estudo aponta para a necessidade de um redirecionamento na formação acadêmica dos profissionais inseridos nas ações de ATER, como a ampliação das políticas públicas para a garantia do serviço de extensão rural e a inclusão de profissionais com formação pedagógica para desenvolver ações de avaliação, planejamento e monitoramento das ações dos extensionistas.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Hur Ben Corrêa da Silva; Luís Antonio Maciel de Paula; Jose Ribamar Furtado de Souza

School:Universidade Federal do Ceará

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:EDUCACAO DE ADULTOS Educação Popular Extensão Rural Desenvolvimento. Trabalhadores em extensão rural ? Formação Litoral de Camocim e Acaraú(CE:Microrregião) popular rurais Desenvolvimento sustentável Perímetro Irrigado Baixo Acaraú

ISBN:

Date of Publication:01/26/2009

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.