Details

Os objetos e os ambientes físicos para a saúde: um olhar com ciência e arte sobre os laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz.

by Grossman, Elio

Abstract (Summary)
O trabalho traz um novo olhar sobre os objetos e ambientes físicos destinados às atividades de pesquisa e ensino em saúde. Investigamos aspectos relativos ao bem-estar físico eemocional dos usuários de ambientes de saúde no contexto dos Laboratórios de Pesquisa em saúde do Instituto Oswaldo Cruz - unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz. Oestudo pergunta sobre as formas de contribuição do designer para a transformação positiva do estado de espírito dos usuários de ambientes destinados à saúde e ao ensino, levando em conta as reações ou sentimentos das pessoas perante os produtos e os ambientes, visando sua alegria e bem-estar. Formaliza-se como uma pesquisa teórico-prática com umaabordagem qualitativa e com um referencial teórico baseado na comunicação, na semiologia, na filosofia e na psicologia, para o aprofundamento dos aspectos subjetivos e simbólicos dosobjetos e dos ambientes físicos de saúde. São trabalhadas questões relativas à relação entre os ambientes físicos de saúde e a promoção da saúde; à relação entre ciência e a arte; aos aspectos da comunicação entre os projetistas e os usuários de ambientes de saúde; às políticas públicas de saúde relativas à infra-estrutura física; e também as possibilidades docampo do design para a saúde. Concebemos, testamos e formatamos a Oficina de Trabalho denominada ?Espaço, Criação e Alegria?, desenvolvida como um instrumento diferenciadopara o levantamento de dados e para a sensibilização de profissionais de saúde e ensino envolvidos em intervenções físicas nos seus espaços de trabalho. Identificamos o predomínioda tensão na convivência das pessoas com seus espaços de trabalho em saúde, onde elas e os objetos não coabitam simplesmente no mesmo local, mas fundamentalmente serelacionam entre si. Este relacionamento não é só da ordem funcional, mas é também da ordem simbólica, podendo provocar sentimentos e emoções positivas ou negativas, reiterandoa importância de se desenvolver um ferramental teórico-prático que dê suporte ao designer e ao arquiteto nos seus projetos destinados às áreas de saúde e ensino. Os resultados obtidossinalizam para a utilização de instrumentos de levantamento de dados que sensibilizem e estimulem a participação efetiva dos usuários nos projetos de construção ou reforma deespaços de saúde, proposta pela oficina de trabalho; para a modificação das políticas públicas cujas normas de infra-estrutura física incluam aspectos emocionais epsicofisiológicos dos trabalhadores, pacientes e demais usuários; e que os espaços de saúde podem evoluir como ambientes promotores da saúde contando com a contribuição do design e da arquitetura.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Tania Cremonini de Araújo-Jorge; Inesita Soares de Araújo

School:Faculdades Oswaldo Cruz

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Equipamentos de Laboratório Planejamento Instituições Saúde Humanização da Assistência Promoção DESENHO INDUSTRIAL

ISBN:

Date of Publication:08/14/2008

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.