Details

Os Saberes do Corpo: A ?Medicina Caseira? e as Práticas Populares de Cura no Ceará (1860-1919). Os Saberes do Corpo: A ?Medicina Caseira? e as Práticas Populares de Cura no Ceará (1860-1919).

by Silva Gadelha, Georgina da

Abstract (Summary)
O presente trabalho de pesquisa busca refletir sobre as práticas populares de cura e a ciência médica no Ceará durante a segunda metade do século XIX. Tomamos o livro Medicina Caseira de Juvenal Galeno como fonte e objeto de análise, uma vez que o livro se apresentou como uma produção inquietante, por se tratar de um livro de receitas caseiras, com práticas populares de cura, coletadas durante a segunda metade do século XIX e organizado em 1919, período em que a medicina científica no Ceará começava a se estruturar enquanto ciência legitimadora da doença e da saúde. Ao longo do processo de investigação, localizamos pontos de aproximações e distanciamentos entre as práticas de cura que envolvem o saber científico e popular. Tal percepção nos possibilitou refletir sobre como as práticas populares de cura permaneceram presentes e até, em alguns casos, foram apropriadas pela medicina científica no seu processo de afirmação enquanto prática de intervenção no meio social e na sua busca de institucionalização.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Almir Leal de Oliveira; Luiz Otávio Ferreira; Ivone Cordeiro Barbosa

School:Universidade Federal do Ceará

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Práticas Populares de Cura Medicina Científica História Galeno,Juvenal,1836-1931.Medicina Caseira - Crítica e interpretação primitiva Ceará Séc. XIX popular Doenças

ISBN:

Date of Publication:04/04/2007

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.