Details

Os Homens que Faziam o Tupinambá Moer:Experiência e Trabalho em Engenhos de Rapadura no Cariri (1945-1980) Os Homens que Faziam o Tupinambá Moer:Experiência e Trabalho em Engenhos de Rapadura no Cariri (1945-1980)

by Carleial Feijó, Maria Yacê

Abstract (Summary)
Os homens que faziam o Tupinambá moer é um estudo sobre um dos mais importantes engenhos do Cariri Cearense. Uma história de seus trabalhadores, de suas experiências na arte de fazer rapadura, de suas práticas de sociabilidade e estratégias nos embates com os patrões. Vivências permeadas por transformações socioeconômicas marcadas pela chegada da energia elétrica, que ?esculhambou a moagem?, e pela implantação de uma usina de açúcar. Modernizações que afetaram a produção rapadureira e o mundo dos trabalhadores de um engenho, que após 130 anos de moagens, tornou-se fogo morto, confirmando-se como lugar de memórias.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Eurípedes Antônio Funes; Adelaide Maria Gonçalves Pereira; Margarida de Souza Neves

School:Universidade Federal do Ceará

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Relações de Trabalho Engenhos Rapadura Memória Ceará Engenho Tupinambá ? História 1945-1980 Trabalhadores da agroindústria açucareira Barbalha(CE) Condições econômicas sociais Usos e costumes trabalhistas Efeito das inovações tecnológicas

ISBN:

Date of Publication:12/07/2007

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.