Details

O processo de trabalho do enfermeiro em unidades pediátricas em um hospital de ensino: implantação de um programa educativo.

by Rodrigues Vieira, Maria Rita

Abstract (Summary)
O interesse na qualidade da atenção à saúde da criança no Brasil tem tomado por referência os altos índices de morbidade e mortalidade infantil ao longo dos tempos e contado com orientações de órgãos mundiais, transnacionais e de proposições advindas de organizações nacionais. As propostas de intervenção incluem a participação integrada dos diferentes profissionais de saúde, respeitando-se as especificidades profissionais de cada um. Portanto, o Objetivo Geral deste estudo foi analisar aspectos relevantes sobre o processo de trabalho dos enfermeiros que atuam em unidades pediátricas em um hospital de ensino, do interior de São Paulo, de forma a planejar e implantar a educação conscientizadora no intuito de que reflitam a realidade de sua prática. Utilizou-se neste estudo o método descritivo com abordagem quanti-qualitativa e foi desenvolvido em dois momentos: o primeiro momento se realizou a análise descritiva e no segundo momento, para o desenvolvimento da atividade educativa, a análise temática de Paulo Freire. Preservando-se os aspectos éticos de pesquisas com seres humanos fizeram parte do estudo 17 (73,9%) das 23 enfermeiras que atuavam em unidades pediátricas, nos turnos da manhã, tarde e noite, na referida instituição. No primeiro momento realizou-se o levantamento do universo temático, por meio de entrevista estruturada. Que permitiu traçar o perfil e percepções sobre a assistência que prestavam, verificando-se que: 52,9% tinham entre 25 a 30 anos; 76,5% tinham entre 3 a 10 anos de formada; 94,1% atuavam entre 3 a 27 anos na área de pediatria; 58,8% tinham feito alguma capacitação nesta área e 64,7% escolheram trabalhar em Pediatria. Os dados obtidos sobre suas percepções à gestão do processo de trabalho que realizam nas unidades pediátricas permitiram a identificação dos temas geradores para a ação educativa, que ocorreu em quatro encontros com círculos de discussão, constituindo o segundo momento desta pesquisa. Foram identificados quatro Nota de Resumo temas geradores: o relacionamento interpessoal na unidade de trabalho; a importância de abranger o crescimento e desenvolvimento da criança na assistência do enfermeiro; a continuidade do tratamento no domicílio e o gerenciar em Pediatria. Nos encontros da ação educativa houve a reflexão de como ocorre o processo de trabalho de enfermagem nas unidades pediátricas e quais soluções eram mais viáveis para mudanças neste contexto, de modo a melhorar a qualidade da assistência prestada. Isso permitiu concluir que a estratégia do método aplicado foi adequada para a reflexão quanto às dificuldades no seu processo de trabalho e a possibilidade de utilizarem o conteúdo gerado nas discussões para uma prática transformadora, no âmbito da enfermagem pediátrica.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Carmen Gracinda Silvan Scochi; Cláudia Bernardi Cesarino; Maria de Fátima Farinha Martins Furlan; Zaída Aurora Sperli Geraldes Soler

School:Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:ENFERMAGEM Enfermeiros Processo de Trabalho Educação Conscientizadora

ISBN:

Date of Publication:06/21/2007

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.