Details

O ensino e a produção científica em empreendedorismo nos programas de pós-graduação de administração da Região Sul do Brasil: um estudo descritivo

by Della Giustina, Ana Paula

Abstract (Summary)
O mundo empreendedor tem passado por inúmeras transformações nas últimas décadas, que revolucionaram e influenciaram a forma de ser de pessoas e de organizações. A formação dos empreendedores, assim como a produção científica gerada em empreendedorismo, constituise no objeto de estudo. Assim, desenvolveu-se estudo bibliométrico da produção científica de teses e dissertações, em empreendedorismo, nos onze programas de pós-graduação da área de Administração, no sul do Brasil, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O comportamento da literatura foi pesquisado por meio da análise de citação das 2581 referências constantes nas 39 dissertações sobre empreendedorismo defendidas nestes programas, que contivessem em seu título as palavras empreendedorismo ou intraempreendedorismo. O método de pesquisa foi quantitativo e a pesquisa descritiva. O período de tempo contemplou a produção científica desde a implementação do primeiro programa de mestrado em 1972, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pela análise de resultados, percebe-se que poucos são os cursos de pósgraduação que tem seu foco na área de empreendedorismo, somente uma pequena parcela das dissertações foram desenvolvidas nesta área. Buscou?se descobrir e identificar o total de citações, idade média dos documentos citados, tipo de documento, tipo de autores, nome dos autores, título e subtítulo, idioma e data de publicação dos documentos citados; existência de uma frente de pesquisa na literatura citada nas dissertações analisadas; bem como a existência de um grupo de elite e o fator de impacto dos documentos citados nas dissertações. A análise dos resultados aponta o comportamento da pesquisa gerada nestes programas, de forma a dotar nossos pesquisadores de melhor instrumental para analisar o conhecimento gerado, a fim de contribuir, efetivamente, para o conhecimento e desenvolvimento da área. As 2.581 referências estudadas revelaram que: monografia é tipo de documento mais utilizado, a maior parte dos documentos são de autoria pessoal, há uma grande diversidade de obras e autores sendo citados, português é o idioma predominante nas citações, a média de citações é de 66 referências por dissertação, tendo uma idade média de 7,31 anos, há uma frente de pesquisa restrita em relação ao todo e comprova-se um certo elitismo, sem no entanto ter um grupo de elite formado.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Ursula Blattmann; Marianne Hoeltgebaum; Denise Del Prá Netto Machado; Amélia Silveira

School:Universidade Regional de Blumenau

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Empreendedorismo Produção Científica Pós-Graduação em Administração Região Sul Brasil ADMINISTRACAO DE EMPRESAS Entrepreneurship; Pesquisa educacional; - Estudo e ensino (Pós-graduação)

ISBN:

Date of Publication:09/30/2005

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.