Details

O ensino de Língua Portuguesa e de leitura na República Velha: Aliados da cultura brasileira ou representantes da tradição?

by Restaino, Hilda Cristina

Abstract (Summary)
Esta dissertação fundamentada na História das Idéias Lingüísticas estuda como a cultura nacional e as diferenças da Língua Portuguesa no Brasil foram absorvidas pela escola brasileira da República Velha. Para fazê-lo analisa os Programas de Ensino do Colégio de Pedro II, a Antologia Nacional de Fausto Barreto e Carlos de Laet, a História da Literatura Brasileira de Sílvio Romero e a Gramática Portuguesa de Júlio Ribeiro, a fim de conhecer e interpretar os caminhos seguidos pelo ensino de Língua Portuguesa e de leitura, suas dificuldades e seu relacionamento com a cultura brasileira. O trabalho principia com o embasamento teórico proporcionado pela História das Idéias Lingüísticas, seguido por um panorama político, econômico, social, intelectual e cultural do Brasil, visando conhecer a sociedade brasileira do período como um todo e, assim, compreender o porquê das resoluções tomadas no ensino de Língua Portuguesa no Ginásio Nacional ? ex-Colégio de Pedro II. Continua com a análise das três obras pesquisadas, esclarecendo o papel de seus autores no ensino e na cultura nacional e, também, as escolhas feitas por cada compêndio quanto aos temas, aos escritores ? Antologia Nacional e História da Literatura Brasileira ? e à posição a respeito do Português do Brasil. Nas análises, ao identificar as posições de Fausto Barreto, Carlos de Laet, Sílvio Romero e Júlio Ribeiro relacionadas às modificações fonéticas, morfológicas e sintáticas da língua, estabelece o envolvimento dos compêndios na concretização do que pertenceria à cultura brasileira e, finalizando, associa o ensino de Língua Portuguesa hodierno às heranças oriundas da República Velha.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Leonor Lopes Favero

School:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:LINGUA PORTUGUESA Pedro II School?s Língua portuguesa - Estudo e ensino 1889-1930 Leitura identidade cultural brasileira

ISBN:

Date of Publication:03/14/2005

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.