Details

O educomunicador no ensino da leitura da publicidade televisiva Visual language and Critical Reading. Education and Television. The Reception of the Advertising Text.

by Trindade, Larissa Crepaldi

Abstract (Summary)
A presente dissertação, intitulada ? ?O Educomunicador no ensino da leitura da publicidade televisiva? ? teve como objetivo identificar o processo de leitura do conteúdo publicitário televisivo, realizado por professores e alunos do ensino fundamental de uma escola particular de Presidente Prudente/SP, com o intuito de contribuir futuramente na formação e capacitação de professores nessa área de conhecimento. Considerando que a linguagem audiovisual faz parte do cotidiano das crianças desta geração, justificou-se a necessidade desta pesquisa, baseada na teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, para uma interpretação dos signos produzidos pela linguagem publicitária e das suas estratégias para reforço das imagens e condução do leitor ao consumo. A opção teórica, com foco na educação, foi centrada em Vigotsky que aponta o desenvolvimento da criança como um produto do meio e de seu contato com os signos e seus significados. Esta dissertação contemplou uma análise documental de cinco campanhas publicitárias, direcionadas ao público infantil, com o intuito de fazer uma leitura da recepção baseada no repertório icônico da publicidade. De natureza qualitativa, teve como método de investigação o Estudo de Caso, que contou com um universo de pesquisa composto por 18 sujeitos no total, sendo 3 docentes de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental e 15 alunos das mesmas séries. A entrevista e o grupo de discussão foram utilizados como instrumentos da coleta de dados que contou com questionários iniciais, a fim de conhecer os hábitos e conhecimentos dos sujeitos da pesquisa em relação à televisão e à publicidade; e posteriormente, questionários relacionados ao entendimento ou leitura que os sujeitos realizaram do conteúdo publicitário selecionado pela pesquisadora. Os resultados previstos e constatados ao longo da dissertação explicitam as relações encontradas entre a linguagem audiovisual, a leitura feita pelo corpo docente e seus reflexos no aprendizado dos alunos. Foi verificado e exposto como ocorre o processo da leitura crítica das imagens da televisão e até que ponto esse instrumento auxilia a educação na escola, a principal disseminadora do conhecimento.
Bibliographical Information:

Advisor:Maria de Lourdes Zizi Trevizan Perez; Maria Regina Clivati Capelo; Ana Rosa Gomes Cabello

School:Universidade do Oeste Paulista

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:publicidade aspectos sociais linguagem leitura crítica comunicação e educação televisão na visual language and critical reading education television the reception of advertising text educacao

ISBN:

Date of Publication:04/29/2008

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.