Details

O cluster da construção em Minas Gerais e as práticas decolaboração e de gestão do conhecimento: um estudo das empresas daRegião Metropolitana de Belo Horizonte (MG)

by de Oliveira, Antonio Braz

Abstract (Summary)
O compartilhamento das informações no interior das empresas é um elemento relevante para a geração e a introdução de novos conhecimentos. As inovações resultam na aplicação prática de novos conhecimentos, e são respostas às mudanças, enfrentadas pelas firmas, no seu ambiente O desenvolvimento de inovações é, portanto, uma atividade de resolução de problemas, e as soluções se apresentam na forma de novos dispositivos, novos procedimentos e rotinas e numa nova expertise compartilhada pelos empregados da firma. O sistema de comunicação interno nas empresas é apenas parcialmente formalizado. Os laços entre os indivíduos criam redes de relacionamento que apóiam um sistema de comunicação extremamente detalhado e específico, e viabilizam o uso das rotinas da firma. Essas redes formam o capital social da empresa, e são partes integrantesde seu capital intelectual. As empresas não operam isoladas, e tendem a formar redes. Os clusters são aglomerados de firmas em torno de uma área de negócios, e localizados em uma determinada região. Neles, as redes de empresas são componentes relevantes para a criação de conhecimento e a introdução de inovações. As empresas de construção apresentam características únicas de funcionamento, e organizam sua produção em torno de projetos que, geralmente,envolvem outras empresas. Para as construtoras, cada projeto é único, e os conhecimentos envolvidos em sua execução se materializam na forma de um objeto. As empresas de construção já operavam com redes de subcontratação muitos antes das demais atividades econômicas. Ainda assim, são relativamente pouco estudadas com relação a esse aspecto. Raras, também, são as análises de suaorganização espacial, na forma de cluster. Para comprovar a existência de um cluster da construção em Minas Gerais, foi empregada a metodologia de análise de insumo-produto, complementada pela análise de redes sociais e por pesquisas documentais. Para analisar os processo de compartilhamento da informação no interior das empresas de construção, a importância atribuída ao capital social e àsredes de relacionamento, foi feita uma pesquisa de survey. Os resultados sustentam a existência de um cluster da construção no estado, e indicam que as empresas de construção, em função da conjuntura adversa vivenciada nos últimos anos, vêm adotando inovações, baseadas em tecnologias de informação, que valorizam o seu capital humano e social interno. As redes, embora importantes, não são, ainda, a preocupação mais relevante das empresas.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Marta Araujo Tavares Ferreira; Sergio de Oliveira Birchal; Maria Amarante Pastor Baracho; Regina Maria Marteleto; Marta Pinheiro Aun

School:Universidade Federal de Minas Gerais

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Ciência da informação Teses. Construção civil Amostragem por conglomerados

ISBN:

Date of Publication:03/07/2007

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.