Details

O Vestibular da UFC. Implicações para o Ensino Médio: um estudo de caso a partir das mudanças realizadas de 1978 a 2004 .

by Moreira da, João Eudes

Abstract (Summary)
Este estudo se propôs a investigar as mudanças provocadas nos vestibulares da Universidade Federal do Ceará (UFC), nos últimos 26 anos e suas repercussões no Ensino Médio. De modo mais específico analisa-se a partir das entrevistas com os presidentes e vice-presidente da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) as explicações para as diversas modificações implantadas por cada um ao seu tempo e ao seu modo. Através da fala dos professores elaboradores de provas de Biologia revela-se o impacto causado pelas provas do vestibular e sua repercussão nos conteúdos abordados no Ensino Médio.Esta pesquisa, confirma a historicidade do processo de mudanças fazendo uso dos documentos do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e dos editais de convocação dos vestibulares compreendidos entre 1978 e 2007. A pesquisa de abordagem qualitativa adota como instrumento de levantamento de dados a entrevista semi-estruturada e análise de documentos concentrando-se especialmente: nas falas dos presidentes e vice-presidentes da CCV relacionadas com as mudanças ocorridas nos vestibulares da UFC no período de 1978 a 2007; nas contribuições dos professores elaboradores de provas de Biologia do vestibular da UFC; na análise documental das provas de Biologia do vestibular da UFC; e na apreciação dos documentos oficiais. Destaca-se no texto a capacidade de adaptação das escolas particulares às inovações propostas pela CCV, e se notifica a pouca visibilidade de iniciativas tomadas nesse sentido pela escola pública. Chega-se à conclusão que o sistema de acesso à universidade tem uma influência inegável no Ensino Médio, tanto no conteúdo como no seu enfoque epistemológico; entretanto essa ascendência pode ser positiva desde que haja convergência entre o sistema de acesso ao Ensino Superior e os objetivos do próprio Ensino Médio. Evidencia-se a necessidade da UFC repensar os critérios utilizados no processo de seleção, redimensionando os conteúdos exigidos e centralizando sua preocupação na construção de uma proposta educativa que forme sujeitos capazes de pensar propor e realizar mudança que transformem o curso dessa história.Palavras-Chaves: Vestibular; Mudanças; Ensino Médio.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Ana Maria Iorio Dias; Cláudio de Albuquerque Marques; Betânia Leite Ramalho

School:Universidade Federal do Ceará

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:AVALIACAO DA APRENDIZAGEM Vestibular Mudança Ensino Médio Universidade Federal do Ceará - 1978-2007 médio Estudo e ensino Fortaleza(CE)

ISBN:

Date of Publication:05/02/2007

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.