Details

Mentalidade e Residualidade em Memória Corporal, de Roberto Pontes Mentalidad y Residualidad en Memória Corporal, de Roberto Pontes.

by Diniz da, Fernanda Maria

Abstract (Summary)
O objetivo do presente trabalho é analisar os poemas que compõem Memória Corporal, livro publicado por Roberto Pontes em 1982, contendo quarenta e cinco poemas produzidos ao longo do tempo e da experiência lírica do autor, apresenta uma reflexão amadurecida sobre o mais intenso sentimento humano: o amor.Francisco Roberto Silveira de Pontes Medeiros, em destaque seu nome literário, é um autor importante às letras brasileiras.Escritor atuante, Roberto Pontes produz poemas, críticas e ensaios. Atualmente é professor do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará. Integrou o Grupo SIN de Literatura, que em 1968 imprimiu novo rumo às letras do Estado do Ceará. De 1995 a 1998 foi Orientador das Oficinas de Poesia da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro.Ao longo do trabalho, apresentamos um estudo sobre a mentalidade e os aspectos residuais presentes nos poemas, tendo como base a Teoria da Residualidade Cultural e Literária.A Teoria da Residualidade, formulada pelo Prof. Dr. Roberto Pontes, é registrada junto à Pro - Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação da - Universidade Federal do Ceará e ao Conselho Nacional de Pesquisa ? CNPq.Roberto Pontes empregou o termo residualidade inicialmente em sua dissertação de mestrado, hoje publicada em livro, cujo título é Poesia insubmissa afrobrasilusa (1999), para demonstrar a presença de resquícios do passado que se acumulam na mente humana e são refletidos no texto de forma involuntária através de diferentes estruturas e temáticas.A teoria aqui trabalhada parte, então, do pressuposto que na cultura e na Literatura nada é original, tudo em sua origem é um resíduo. Assim, resíduo vem a ser o compósito de sedimentos mentais que remanescem de uma cultura em outra As principais contribuições da Teoria da Residualidade são: 1. Reconhecer as mentalidades nas várias épocas e estilos fora de contribuições estanques; 2. Solucionar a perplexidade teórica dos estudiosos da cultura e da Literatura ante a complexidade estética das obras de muitos autores; 3. Equacionar a escorregadia questão da periodologia literária.Com o capítulo ?Poética e Teoria Literária desenvolvidas pelo autor?, caracterizamos a produção poética de Roberto Pontes. Além disso, também comentamos os fundamentos da teoria utilizada e seus conceitos conexos: mentalidade, cristalização e hibridação cultural.O capítulo seguinte, ?A poética de Memória Corporal?, expõe a análise da poética característica do poema a partir do estudo do caráter erótico da obra, bem como de seus aspectos residuais advindos da tradição bíblica de Cântico dos Cânticos e da lírica medieval trovadoresca, mais especificamente, das cantigas lírico-amorosas.
This document abstract is also available in Spanish.
Bibliographical Information:

Advisor:Elizabeth Dias Martins; Cid Ottoni Bylaardt; Lucila Nogueira Rodrigues

School:Universidade Federal do Ceará

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Lingüística, Letras e Artes Literatura Brasileira Roberto Pontes Pontes,Roberto,1944 - . Memória corporal ? Crítica interpretação Teoria da residualidade(Literatura) Amor na literatura Influência(Literária,Artística,etc.)

ISBN:

Date of Publication:12/13/2007

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.