Details

Mapeamento e validação de loci de caracteres quantitativos (QTL) para resistência a Cercospora zeae-maydis em milho tropical (Zea mays L.)

by Pozar, Gilberto

Abstract (Summary)
Resistência à infecção por C. zeae-maydis (Cz) está entre os objetivos maisimportantes dos programas de melhoramento no Brasil. Os objetivos da presentepesquisa foram mapear e caracterizar Quantitative Trati Loci (QTL) relacionadoscom a resistência a Cz, validar as estimativas dos seus efeitos na severidade deCz com uso de linhagens quase isogênicas (LQIs), e estimar os seus efeitos sobretrês caracteres agronômicos importantes usando os seus respectivos híbridosquase isogênicos (HQIs), obtidos pelo cruzamento das LQIs com uma linhagemde um grupo heterótico complementar. Foram mapeados quatro QTL comLODgt;2.5 dos quais três foram avaliados em LQIs. Foram avaliados dois QTLmapeados no cromossomo 1 em fase de repulsão, Q1 localizado no bin 1.05 e Q2no bin 1.07, e um no cromossomo 3, Q3 localizado no bin 3.07. A avaliação dasLQIs mostraram efeitos individuais altamente significativos para os três QTL naredução da severidade de Cz. Uma interação epistática desfavorável para areação a Cz foi detectada entre Q1 e Q2, na qual o efeito de um dos alelos foiefetivamente anulado pelo outro. Alternativamente, a interação entre Q2 e Q3 foipositiva, promovendo a redução na severidade de Cz a um nível maior do que asoma de seus efeitos individuais. A avaliação das HQIs revelou efeitos individuaissignificativos para Q1 e Q3 na redução da severidade de Cz, de Q2 sobre aporcentagem de plantas quebradas e produtividade de grãos, e de Q3 sobre aporcentagem de umidade dos grãos na colheita e porcentagem de plantasquebradas. Interações epistáticas significativas foram detectadas entre Q1 e Q2para umidade dos grãos na colheita e entre Q1 e Q3 para porcentagem de plantasquebradas. A combinação de QTL impacta na efetividade de procedimentos deseleção monitorados por marcadores em programas de melhoramento para odesenvolvimento de produtos comerciais.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Luiz Ricardo Goulart Filho; Julio Cesar Viglioni Penna; Heyder Diniz Silva; Renzo Garcia Von Pinho; Jose Roberto Moro

School:Universidade Federal de Uberlândia

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Híbridos quase isogênicos (HQI) Mapeamento de QTL Validação Milho - Melhoramento genético

ISBN:

Date of Publication:10/04/2007

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.