Details

Estudo teórico sobre corantes catiônicos e possíveis modelos que expliquem a interação com a argila do tipo montmorilonita.

by de Mello, Paula Homem

Abstract (Summary)
Neste trabalho, são utilizados diversos métodos de química teórica para estudar as propriedades eletrônicas e o espectro de absorção de seis corantes catiônicos: laranja de acridina (LA), proflavina (PF), safranina (SF), vermelho neutro (VN), azul de metileno (AM) e tionina (TN). Inicialmente é realizado um estudo para verificar a influência do solvente na geometria e no espectro desses corantes utilizando diversos métodos de química quântica, o método de solvatação contínuo IEFPCM e a simulação de Monte Carlo (MC). A seguir são estudados a diprotonação, a dimerização e alguns modelos para a argila do tipo montmorilonita e para a interação desta com os corantes, fenômenos esses que explicam a metacromasia observada experimentalmente.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Alberico Borges Ferreira da Silva; Kaline Rabelo Coutinho; Fergus Gessner; Nelson Henrique Morgon; Alberico Borges Ferreira da Silva; Munir Salomão Skaf

School:Universidade de São Paulo

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords: corantes catiônicos química quântica simulação

ISBN:

Date of Publication:02/22/2006

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.