Details

Estudo experimental de sistemas de reforço ao cisalhamento em vigas de concreto armado utilizando-se polímetro reforçado com fibras de carbono (PRFC)

by Menon, Nara Villanova

Abstract (Summary)
O presente trabalho estuda o comportamento de materiais compósitos de PRFC em sua aplicação como material estrutural de reforço e recuperação em vigas de concreto armado submetidas ao esforço cortante. É apresentado o estado atual do conhecimento relacionado com o assunto onde se introduzem diferentes modelos conceituais e de dimensionamento de reforços ao cisalhamento com sistemas de PRFC. Quatro sistemas de reforços ao cisalhamento em vigas de concreto armado foram estudados nesta pesquisa: sistemas com laminados em tiras, laminados em L, laminados embutidos no concreto e faixas de tecido de PRFC. Com a finalidade de se obter maiores argumentos qualitativos e quantitativos foram utilizados vários sistemas de reforço em protótipos iguais permitindo assim um maior potencial de conhecimento sobre os tipos de reforços ao cisalhamento com sistemas de PRFC. Destaca-se que no estudo realizado em vigas com armadura transversal convencional reforçadas ao cisalhamento com PRFC foi analisada a diferença da posição de colagem externa das lâminas de reforço, sobre ou entre os estribos internos A literatura específica nada menciona sobre este assunto. Para o programa experimental os protótipos foram reunidos em cinco séries. A primeira série foi constituída por vigas com sistemas de reforços em laminados que foram embutidos na superfície do concreto. Para a segunda série foram utilizados protótipos reforçados com laminados inseridos e uma faixa adicional de laminado colada na região inferior das faces das vigas. A terceira série de vigas continha protótipos com sistemas de reforços com sistemas de laminados colados externamente nas laterais das vigas, na superfície do concreto e situavam-se em duas posições nas faces do concreto, entre ou sobre os estribos de aço internos. Na quarta série foram utilizados laminados em forma de L colados em três faces das vigas nas mesmas posições que a série anterior. Na última série foram analisados sistemas de reforços compostos por tiras de tecido dispostos a 900 e a 450. Os resultados obtidos nos ensaios foram interpretados, discutidos e avaliados. Estes resultados indicam a viabilidade das técnicas utilizadas em vigas de concreto armado que foram reforçadas ao cisalhamento com compósitos de fibras de carbono e mostraram que a técnica por inserção de laminados foi a mais eficaz.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:João Bento de Hanai; Américo Campos Filho; Henriette Lebre La Rovere; Roberto Caldas de Andrade Pinto; Ivo José Padaratz

School:Universidade Federal de Santa Catarina

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords: Cisalhamento ENGENHARIA CIVIL

ISBN:

Date of Publication:07/11/2008

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.