Details

Estudo Multidimensional da brucelose em Minas Gerais e adequação de um modelo baseado em indivíduos para rabanhos bovinos.

by Silva, Marcos Xavier

Abstract (Summary)
Este trabalho descreve estudos de dispersão de freqüência para diferentes características dos rebanhos bovinos em Minas Gerais quanto a presença de brucelose bovina em seus rebanhos. Houve distinção entre as fazendas para: tamanho do rebanho, sistema de criação, número de ordenhas, resfriamento de leite, presença consorciada de eqüinos, de cães, de cervídeos silvestres, relato de aborto, promove teste para brucelose, compra de animais para reprodução, reposição, comércio, venda de animais para comerciantes e vacinação contra brucelose. Uma associação entre fazendas com diagnóstico positivo para a brucelose bovina e ausência de vacinação e rebanhos com menor número de cabeças foi determinada por análise de componentes principais. Uma associação entre o diagnóstico negativo para brucelose e a presença de vacinação nos rebanhos, sistemas de criação extensivos e rebanhos entre 11 e 99 fêmeas bovinas com pelo menos 24 meses de vida foi determinada pelo estudo de análise de correspondência. A caracterização de um modelo baseado em indivíduos (MBI) foi eficaz para descrever a dinâmica da doença ao longo do tempo em um rebanho bovino com brucelose.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Ivan Barbosa Machado Sampaio; Vitor Salvador Picao Goncalves; Erivelton Geraldo Nepomuceno; Ricardo Hiroshi Caldeira Takahashi; Andrey Pereira Lage

School:Universidade Federal de Minas Gerais

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Brucelose em bovino Teses Epidemiologia Analise multivariada

ISBN:

Date of Publication:08/14/2007

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.