Details

ESTADO NUTRICIONAL E CARACTERÍSTICAS SÓCIO-ECÔNOMICO-DEMOGRAFICAS DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NA CIDADE DO RIO GRANDE, RS.

by Brandão, Aline Ferreira

Abstract (Summary)
A população brasileira vem envelhecendo de forma rápida desde o início da década de 60, estreitando progressivamente a base da pirâmide populacional. Nesta perspectiva, a institucionalização pode tornar-se uma importante opção para o cuidado ao idoso garantindo sua saúde e conforto. Um aspecto a ser priorizado, neste contexto, é a garantia de um bom estado nutricional. Assim, os objetivos do estudo foram: avaliar o estado nutricional e descrever as características socioeconômico e demográficas dos idosos residentes em ILPIs da cidade do Rio Grande, RS. Foi realizado um estudo transversal, descritivo com 153 idosos residentes em cinco ILPIs cadastradas na Vigilância Sanitária, no período de setembro de 2007 a janeiro de 2008. Os aspectos éticos para pesquisa com seres humanos foram seguidos. Para o levantamento das características foi utilizado formulário específico e para a avaliação do estado nutricional foi utilizado o formulário da MAN. Os dados foram digitados no programa Epi Info versão 6.04 e analisados no programa Stata, versão 9.2. Para a análise dos dados recorreu-se à estatística descritiva usual (média, desvio padrão e percentuais). Verificou-se que os idosos residentes em ILPIs da cidade do Rio Grande, configuraram-se como mulheres com mais de oitenta anos, brancas, viúvas, com baixa renda e baixa escolaridade, procedentes da própria casa ou da casa de familiares, principalmente por apresentarem falta de um cuidador domiciliar. Quanto ao estado nutricional, a maioria, 50,3% (n=47) encontrava-se em risco de desnutrição, 30,1 % (n=46) encontravam-se desnutridos e 19,6% (n=30) bem nutridos. Conclui-se que a MAN apresentou-se como um método eficiente para a avaliação do estado nutricional. As ILPIs são uma necessidade e desempenham importante papel no acolhimento e cuidado aos idosos, no entanto, precisam ser fiscalizadas de forma que realmente cumpram seu papel social, pois os idosos residentes são um grupo vulnerável à desnutrição. Mais atenção precisa ser dada a nutrição destes idosos tendo em vista que a desnutrição é uma das principais causas de morbi-mortalidade neste grupo populacional.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Silvana Sidney Costa Santos; Marlene Teda Pelzer; Wilson Danilo Lunardi Filho; Giovana Calcagno Gomes; Cora Luiza Pavin Araújo; Maria de Fátima Nunes Marucci

School:Fundação Universidade Federal do Rio Grande

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:estado nutricional idosos instituição de longa permanência para mini-avaliação ENFERMAGEM

ISBN:

Date of Publication:08/27/2008

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.