Details

A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E A COMPOSIÇÃO DAS CAPTURAS DE ELASMOBRÂNQUIOS PELA FROTA DE EMALHE DE PASSO DE TORRES - SC, NA COSTA SUL DO BRASIL, NO VERÃO DE 2004/2005.

by Galina, André Beal

Abstract (Summary)
Os elasmobrânquios são explorados por várias artes de pesca no Rio Grande do Sul. Com o intuito de caracterizar a frota pesqueira de emalhe sediada na fronteira sul do Estado de Santa Catarina, descrever as capturas e a distribuição espacial das espécies de elasmobrânquios na plataforma continental do Rio Grande do Sul, bem como descrever a estrutura populacional de Carcharhinus sp., foram realizadas 34 amostragens de desembarques pela frota pesqueira de Passo de Torres (SC), e nove embarques em viagens de pesca dessa frota, entre novembro de 2004 e março de 2005. O tamanho da frota foi de 30 embarcações, com comprimento total variando entre 10 e 20 m. Neste período, foram utilizadas redes de emalhe de superfície (cação e enchova) e de fundo (corvina, viola e papa-terra). Quinze espécies de tubarões e 12 de raias foram registradas. Entre os elasmobrânquios, Sphyrna lewini teve o maior peso total desembarcado, seguida de Rhinobatos horkelii. Dentre os peixes ósseos, Micropogonias furnieri apresentou os maiores valores de peso total desembarcado. As redes de emalhe de fundo, em especial a de corvina, foram as que mais capturaram exemplares de Carcharhinus sp., que utilizam a área como berçário durante o verão. Os principais problemas para a conservação dos tubarões na região, são a sobrepesca e a captura acidental, que atinge elevado número de neonatos. Sugere-se para a preservação dos tubarões no sul do Brasil, a proibição das redes dirigidas aos elasmobrânquios e a exclusão da pesca nas áreas de hábitat críticas para os neonatos, jovens e adultos.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Carolus Maria Vooren; Marlise de Azevedo Bemvenuti; Rosângela Paula Teixeira Lessa; Mônica Brick Peres; Jorge Pablo Castello

School:Fundação Universidade Federal do Rio Grande

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:berçários Pesca costeira

ISBN:

Date of Publication:05/30/2006

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.