Details

Efeito da planta hospedeira e da técnica da confusão sexual no comportamento reprodutivo de Leucoptera coffeella (Lepidoptera: Lyonetiidae)

by Graças Fonseca, Marcy das

Abstract (Summary)
Nesta tese foi estudada a importância da planta hospedeira no comportamento reprodutivo de L. coffeella. Inicialmente avaliou-se: (i) o efeito da condição reprodutiva das fêmeas em resposta aos voláteis da planta hospedeira; (ii) se a proporção de acasalamento, tempo de início e duração da cópula são afetadas pela presença de voláteis da planta hospedeira; (iii) e se fêmeas de L. coffeella, em condições de não escolha, podem ovipositar em hospedeiro alternativo. Foi estudada também a eficiência da técnica de confusão sexual de machos como método de controle deste inseto. Foi testada a eficiência dos liberadores de feromônio PB-Rope em condições de baixa população de adultos em campo. Estes liberadores PB-Rope foram usados para saturar o ambiente com feromônio sexual sintético e consistem de um tubo afilado de polietileno contendo 200 mg de 5,9-dimetilpentadecano, fabricados pela Shin-Etsu Chemical Co. Ltda (Tókio, Japão). Para isto testaram-se as hipóteses: (i) de que nas áreas tratadas com feromônio, o liberador PBRope provoca desorientação nos machos de L. coffeella e (ii) que a confusão sexual leva a redução das injúrias causadas ao cafeeiro por L. coffeella. No primeiro trabalho, ficou evidenciado que os voláteis sozinhos emitidos pela planta não constituem pista relevante para as fêmeas localizarem seu hospedeiro, porém têm papel importante durante o acasalamento. Quando ofereceu-se às fêmeas outra planta não hospedeira como sítio de oviposição, pode-se observar uma redução considerável no número de ovos depositados, indicando que as fêmeas usam pistas da planta hospedeira para a oviposição. No segundo trabalho, o número de machos capturados nas armadilhas de feromônio nas áreas tratadas foi reduzido em relação às áreas controles, mas, o dano deste inseto à lavoura não foi diferente entre as áreas tratadas e áreas controles. Neste caso, não foi possível quantificar a eficiência da técnica porque os mesmos níveis de folhas minadas e ovos foram encontrados em ambas as áreas.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Terezinha Maria Castro Della Lúcia; Evaldo Ferreira Vilela; Eraldo Rodrigues de Lima; Madelaine Venzon; Ronaldo Reis Júnior

School:Universidade Federal de Viçosa

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Confusão sexual Comportamento reprodutivo Bicho mineiro do cafeeiro Planta hospedeira

ISBN:

Date of Publication:02/23/2006

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.