Details

Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)

by dos Santos, Ivanete Batista

Abstract (Summary)
Neste trabalho, é examinada a produção de Edward Lee Thorndike relativa ao ensino de Aritmética, Álgebra e Geometria que teve significativas implicações nas reformas do ensino de Matemática nos Estados Unidos, a partir das primeiras décadas do século XX. A hipótese adotada foi que autor conformou um novo padrão para o ensino de Matemática norte-americano nesse período. Foram analisadas as publicações de Thorndike relativas aos conteúdos matemáticos, à Psicologia e à Educação, com o objetivo de identificar o novo padrão pedagógico que conformou para o ensino de Matemática, bem como a singularidade da sua produção científica, considerando as transformações e debates que estavam ocorrendo, nos Estados Unidos, em relação ao ensino de Matemática nas primeiras décadas do século XX. No que se refere à Psicologia, foram verificados os conceitos que mobilizou para produzir manuais destinados ao aluno da elementary school e da high school. Foram investigados, também, os diferentes meios utilizados por Thorndike para se dirigir a alunos, professores, psicólogos e educadores matemáticos. Constatou-se que os manuais The Thorndike Arithmetics e The Thorndike Algebra são a expressão mais sistemática do esforço empreendido pelo autor para aplicar leis e princípios da Psicologia da Aprendizagem e da Educação Experimental por ele mesmo elaborados, que o inscrevem no movimento de modernização do ensino de Matemática dentro e fora dos Estados Unidos.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Mirian Jorge Warde

School:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:HISTORIA DA EDUCACAO História do ensino de Matemática Psicologia e Testes Ensino nos Estados Unidos Matematica -- Estudo Historia

ISBN:

Date of Publication:02/23/2006

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.