Details

AVALIAÇÃO HIDROACÚSTICA DOS EFEITOS CAUSADOS POR BANCOS SUBMARINOS E ILHAS SOBRE A DISTRIBUIÇÃO E DENSIDADE ACÚSTICA DE ORGANISMOS PELÁGICOS, NA ZONAECONÔMICA EXCLUSIVA DAS REGIÕES CENTRAL E NORDESTE DO BRASIL.

by Weigert, Stefan Cruz

Abstract (Summary)
Montes submarinos são as principais feições topográficas de fundo oceânico. Com uma gama considerável de alturas e profundidades de topo, dispondo de uma variedade de tipos de substratos e habitats, constituem importantes ecossistemas para a biota de regiões oceânicas. Ao longo da ZEE das regiões Central e Nordeste registra-se a presença de diversos bancos e ilhas oceânicas, as quais compreendem a área de estudo do presente trabalho. Essas áreas foram prospectadas com metodologia hidroacústica ao longo dedois cruzeiros, executados nas regiões Central e Nordeste do Brasil. Os dados hidroacústicos, ambientais e biológicos provenientes desses dois cruzeiros foram analisados a fim de classificar os eco-registros detectados, estudar possíveis alterações na estrutura termohalina decorrentes da presença de bancos e ilhas, e avaliar a relação entre a presença destas feições e a distribuição e abundâncias de organismos pelágicos. Os eco-registros detectados pela sonda, na região Nordeste do Brasil, nos setores Bancos Oceânicos do Ceará, Atol das Rocas e Arquipélagos de Fernando de Noronha e de São Pedro e São Paulo, foram classificados nos ecotipos Camada Oceânica, Myctophidae, Camada Oceânica com Myctophidae e Nuvem de Quebra. Efeitos da presença dos bancos e ilhas, provocando alterações nas características termohalinas locais, não foram evidenciados a partir dos dadosambientais disponíveis. Não foi observado um padrão claro na distribuição dos valores de densidade acústica nos entornos das feições consideradas no presente estudo, indicando diferenças locais associadas às mesmas. Eventos de migração nictemeral foram frequentemente observados e hidroacusticamente registrados. Essas migrações estabelecem importantes diferenças nos níveis de densidades acústicas durante o dia e a noite. No período noturno as densidades são mais elevadas entre a superfície e os 500 m, limite das prospecções, do que no período diurno. Tais eventos são,provavelmente, de destacada importância ecológica para a região.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:José Guilherme Bersano Filho; José Henrique Muelbert; Lauro Antonio Saint Pastous Madureira; Paulo de Oliveira Mafalda Júnior

School:Fundação Universidade Federal do Rio Grande

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Efeito banco programa REVIZEE zona econômica exclusiva das regiões central e nordeste do Brasil

ISBN:

Date of Publication:02/24/2006

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.